Metade das notificações de suspeita de dengue foram confirmadas por meio de avaliação laboratorial em Dourados. Ou seja, das quatro pessoas notificadas com possibilidade de ter contraído a doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti na cidade, duas foram definitivamente diagnosticadas com dengue.
Os dados referentes a Dourados são baixos se comparado com a incidência de notificações registradas em pelo menos três cidades de Mato Grosso do Sul nos últimos 15 dias, de acordo com Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado.
Alcinópolis, localizado no extremo Norte de Mato Grosso do Sul, é o caso mais alarmante. Neste município, foram registradas 40 notificações e 31 casos foram confirmados, segundo informações do Boletim. Além de Alcinópolis, Cassilândia (81 notificações) e Caracol (38 notificações) estão com alta incidência de possíveis casos.
MATO GROSSO DO SUL
Em todo o Estado, foram confirmados 133 casos de dengue nestes 15 dias. Das 79 cidades, 50 já emitiram notificações de possíveis casos de dengue, sendo três delas com alta incidência e 12 cidades sul-mato-grossenses com média incidência de casos.
Além disso, já são três mortes por dengue em Mato Grosso do Sul neste início de ano envolvendo pessoas do sexo masculino nos três casos. Os óbitos foram registrados em Campo Grande, Sete Quedas e Corumbá. As vítimas tinham 30, 17 e 29 anos, respectivamente.
Outros municípios também apresentam possíveis casos nestes primeiros 15 dias de janeiro de 2020, como é o caso, por exemplo, de Naviraí (21 notificações), Três Lagoas (48 notificações) Ponta Porã (11 notificações) e Campo Grande (6 notificações).