Untitled Document
SÁBADO, 23 DE NOVEMBRO DE 2024
23 de DEZEMBRO de 2019 | Fonte: Subsecretaria de Comunicação de MS

Verão começa e pode ter chuvas acima da média em MS

O verão 2019/2020 será sem a presença de El Niño ou La Niña e as temperaturas devem ultrapassar a média ao longo da estação.
Foto: Saul Schramm

Estação mais esperada do ano, o verão começou neste domingo, 22 de dezembro, e termina no dia 20 de março de 2020. Uma das principais características da estação são as elevadas temperaturas em função da posição relativa do sol no Hemisfério Sul, o que torna os dias mais longos do que as noites.

 

Nessa época, é comum observar mudanças repentinas do tempo, com chuvas de rápida duração, mais conhecidas como “chuvas de verão”, ou de forma mais técnica, convectivas. Apesar de serem rápidas, costumam ser intensas e acontecem, normalmente, nos finais de tarde. A explicação é que os índices de evaporação das águas (rios, lagos, mares) estão mais altos.

 

O acumulado esperado médio para Mato Grosso do Sul é de 500 milímetros de chuva ao longo do trimestre, nos meses de janeiro, fevereiro e março. Devido as características climáticas, o verão é especialmente importante para atividades econômicas como a agropecuária e a geração de energia por meio das hidrelétricas, uma vez que as chuvas permitem a reposição hídrica e manutenção dos reservatórios de abastecimento de água para níveis satisfatórios. 

 

O verão 2019/2020 será sem a presença de El Niño ou La Niña, segundo a coordenadora do Cemtec, Franciane Rodrigues. “Ambos são fenômenos oceânico-atmosféricos que ocorrem na porção central e leste do oceano Pacífico Equatorial e que, quando se manifestam, interferem na chuva e na temperatura na América do Sul. Os modelos de previsão de ENOS (El Niño Oscilação Sul), gerados pelos principais centros internacionais de meteorologia, como o IRI (International Research Institute for Climate and Society), indicam probabilidade elevada de que a condição de neutralidade se mantenha ao longo da estação”.

 

Chuva e Temperatura

O modelo estatístico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta anomalia de precipitação, sendo maior nas regiões extremo oeste, extremo sul e bolsão (coloração em azul no mapa). Nestas localidades, espera-se acumulados de chuvas acima da média histórica ao longo da estação. Para as demais áreas do Estado, há probabilidade de acumulados de chuvas ligeiramente abaixo da média durante o trimestre.

 

Sobre as temperaturas, a meteorologia indica que as mesmas devem ultrapassar a média ao longo da estação, ou seja, verão com temperaturas bastante elevadas em Mato Grosso do Sul.



Untitled Document
Últimas Notícias
Pecuaristas de MS devem atualizar cadastro de rebanhos na Iagro até o dia 30 de novembro
STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal
TJD-MS estabelece até 4 de dezembro nova eleição da Federação de Futebol
Untitled Document