A UFMS vai oferecer 5.220 vagas nos três processos de ingresso para o ano que vem para os 116 cursos de graduação na Cidade Universitária, em Campo Grande, e nos nove câmpus em todo o estado de Mato Grosso de Sul. Todos os cursos de graduação são gratuitos, ou seja, sem mensalidade.
No total estão previstas 2.054 para o SISU (Sistema de Seleção Unificada); 2.139 para o Vestibular, e 1.027 para a terceira etapa do PASSE (Programa de Avaliação Seriada Seletiva). A inscrição para o Vestibular e Passe estão abertas até o dia 17 de novembro. A taxa é de R$ 120,00.
Uma das novidades este ano é que a redação para o Vestibular 2020 será própria, ou seja, não será utilizada a redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A outra novidade é que as provas serão realizadas no dia 1º de dezembro em todos os municípios onde a UFMS tem câmpus e em Dourados. As provas para Direito, Medicina e Música serão aplicadas somente em Campo Grande.
Este também será realizada a terceira etapa do PASSE, concluindo o processo de seleção que teve início em 2017. “Estamos muito satisfeitos com a conclusão do primeiro ciclo desse processo seletivo. A Universidade inovou nas formas de ingresso para ampliar o acesso dos candidatos de Mato Grosso do Sul e tivemos muito êxito nessa iniciativa”, declarou o reitor Marcelo Turine.