Carro incendiado em Paranhos (MS) foi usado na fuga dos criminosos de Ypehú, no Paraguai (Foto: Polícia Civil de Paranhos/Divulgação) |
Três carros foram encontrados incendiados e bloqueando a rodovia em Paranhos (MS), cidade próxima a Ypehú, no Paraguai, onde na madrugada desta quarta-feira (19), 30 pessoas armadas de fuzis e granadas incendiaram 3 casas e uma loja de carros.
Segundo o delegado de Paranhos, Edgard Punsky, os 3 carros foram utilizados na ação no Paraguai: "Os carros fizeram sim, parte do atentado, e provavelmente foram usados na fuga dos bandidos", comentou. A polícia do Paraguai informou ao G1 que os criminosos chegaram a Ypehú em cinco caminhonetes.
As investigações sobre o tiroteio serão conduzidas pela polícia paraguaia: "O tiroteiro foi na cidade gêmea a Paranhos, em solo paraguaio. Do lado brasileiro, solicitamos perícia e vamos investigar a origem desses 3 carros", afirma Punsky.
Segundo o delegado de Paranhos, assim como afirmou vice-ministro do Interior do Paraguai, Hugo Sosa Pasmor, a polícia brasileira suspeita que a ação seja "mais um episódio da guerra entre facções criminosas pelo domínio do tráfico na região", uma questão que tem preocupado autoridades brasileiras e paraguaias da região de fronteira. Só este ano, em Ponta Porã (MS) cidade vizinha de Pedro Juan Caballero, Paraguai, foram 30 execuções.
"Ponta Porã é uma das cidades mais atingidas, mas o problema é muito mais amplo. Cidades como Aral Moreira, Coronel Sapucaia e Paranhos, sofrem da mesma forma", comenta o delegado.
A ação dos criminosos
Segundo a polícia paraguaia, o grupo de 30 pessoas armadas com fuzis e granadas invadiram três casas e explodiram bombas para incendiá-las.
Em uma das casas invadidas, os criminosos renderam duas mulheres e um bebê de 6 meses. Uma delas é da família de Alderete – que, como disse o governo, tem mandado internacional de prisão por homicídio. Segundo a polícia, os três foram levados a uma praça no bairro enquanto o grupo incendiava a casa. Todos foram liberados em seguida, sem ferimentos.
Segundo o Bom Dia MS, o som dos disparos foram ouvidos pelos moradores de Paranhos, município sul-matogrossense com cerca de 12 mil moradores. A cidade brasileira é separada de Ypehú – cidade com pouco mais de 7 mil moradores – apenas por uma estrada.
Segundo a polícia, ninguém se feriu.