Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
22 de OUTUBRO de 2018 | Fonte: TV Morena

Chuva desacelera ritmo da moagem de cana na segunda quinzena de setembro

O excesso de chuva na segunda quinzena de setembro foi o fator que influenciou o ritmo menor da moagem de cana.
MS produziu 2,3 bilhões de litros de etanol até o fim de setembro de 2018; usinas não param de moer ao longo do ano (Foto: Biosul/Reprodução)

As usinas sucroenergéticas de Mato Grosso do Sul processaram no acumulado da abertura da safra em abril até 30 de setembro 34,7 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. O volume neste período é 1,28% maior comparado ao mesmo período acumulado do ciclo anterior.

 

Entretanto, na segunda quinzena de setembro ocorreu uma desaceleração do processamento e quantidade de matéria-prima moída, 1,6 milhão de toneladas, foi 49,9% menor frente a mesma quinzena de 2017.

 

O presidente da Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul), Roberto Hollanda Filho, o excesso de chuva na segunda quinzena de setembro foi o fator que influenciou o ritmo menor da moagem de cana. “A média histórica de chuva no mês de setembro é de 102 milímetros e neste ano o registro foi de 211”, explicou.

 

A quantidade de chuva refletiu também na qualidade da cana. Na segunda quinzena de setembro, a concentração de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) por tonelada de cana foi 2,46% menor com relação à mesma quinzena da safra passada, registrando 140,94 kg. No acumulado, o indicador se manteve crescente com 136,63 kg, 4,6% maior com relação ao ciclo anterior que foi de 130,61 kg.

 

Etanol e açúcar

A produção de etanol hidratado teve queda de 25,5% na última quinzena. A produção do biocombustível foi de 87 milhões de litros, enquanto que no mesmo período de 2017 alcançou 116 milhões de litros. Já o etanol anidro, teve uma queda de 64,4% comparada à mesma quinzena do ano passado. A produção registrou 28 milhões de litros de anidro, enquanto que na mesma quinzena da safra passada atingiu 79 milhões de litros.

 

Na produção acumulada da safra, o etanol hidratado se manteve crescente com relação ao mesmo período do ano anterior. Foram produzidos 1,7 bilhão de litros do biocombustível, um aumento de 46,6%. Já o anidro, registrou o volume de 556 mil litros, 16,9% menor com relação ao acumulado da safra passada. No total, a produção de etanol no estado atingiu 2,3 bilhões de litros, um aumento de 24% com relação ao ciclo anterior.

 

Com os impactos da chuva, a produção de açúcar, que já registrava queda ao longo da safra, foi ainda menor na última quinzena de setembro. De acordo com os dados da Biosul, nesse período a produção foi de 30 mil toneladas, uma queda de 75% com relação à mesma quinzena do ano passado. No acumulado, o açúcar registrou a produção de 749 mil toneladas, enquanto que no ano passado o volume foi de 1,2 milhão de toneladas, uma queda de 38,2%.



Untitled Document
Últimas Notícias
Gerências da Prefeitura de Naviraí iniciam mudança para o antigo Paço Municipal
Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria
Com Semana Santa, negócios de alimentação aumentam opções de pratos com pescado
Untitled Document