Untitled Document
SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
15 de OUTUBRO de 2018 | Fonte: Folha de Naviraí/ Jr Lopes

Naviraí inicia projeto de implantação da coleta seletiva de materiais recicláveis

Programa de Coleta Seletiva + Naviraí foi apresentado para a sociedade naviraiense e deve ser implantado em breve.
Prefeito Izauri de Macedo assina acordo de cooperação para início da primeira fase do projeto que trata da coleta seletiva de materiais recicláveis (Foto: Folha de Naviraí/Jr Lopes)

Naviraí é um dos três municípios brasileiros, com até 50 mil habitantes, que foram selecionados para receber apoio técnico para desenvolver um programa de coleta seletiva do lixo doméstico. O projeto é denominado de Programa de Coleta Seletiva + Naviraí.

 

Na tarde de terça-feira, 09 de outubro, o prefeito Izauri de Macedo e o gerente municipal de Meio Ambiente Astolfo Carlos Mendes, assinaram um acordo de cooperação técnica com a Ong Recicleiros (organização sem fins lucrativos, especializada da gestão sustentável de resíduos sólidos) que tem sede em São Paulo e atuação de 11 anos em todo território brasileiro para criar modelos inovadores e de alto impacto socioambiental. A Recicleiros conta com apoio da SIG Combibloc, uma das principais fornecedoras mundiais de embalagens cartonadas e máquinas de envase para alimentos e bebidas.

 

O gerente de Meio Ambiente explicou que uma das metas a ser alcançada pela gestão do prefeito Izauri é a implementação da coleta seletiva no município. Naviraí, de acordo com Astolfo Mendes, concorreu com mais de 600 municípios através de um edital público onde somente três foram selecionados para receber o plano de coleta seletiva. Com a implantação deste projeto, a Prefeitura de Naviraí deverá economizar em torno de R$ 100 mil, conforme afirmou o gerente de Meio Ambiente.

 

– Nós, através deste edital conseguimos adquirir para o nosso município sem custo algum – explicou Astolfo Carlos Mendes.

Gerente de Meio Ambiente Astolfo Carlos Mendes ao lado do prefeito Izauri fala sobre a apresentação do projeto (Foto: Folha de Naviraí/Jr Lopes)

O projeto está em sua primeira fase, que é a fase de desenvolvimento. A segunda será de captação, a terceira de implantação e a quarta fase será de operação e execução do projeto, que envolve a administração municipal que é a responsável pela coleta e transporte do material reciclável (coleta seletiva), o setor empresarial (encarregado pelo processamento e destinação final do material) e os catadores.

 

O projeto, conforme explicação do representante da Recicleiros, Rafael Henrique Siqueira, tem como objetivo alavancar, de maneira estruturada e sustentável, as práticas de coleta seletiva e logística reversa de embalagens em todo o Brasil. Esta primeira fase, que trata da implantação do projeto deve ser concluída no mês de dezembro. 

Promotor de justiça Paulo da Graça Riquelme de Macedo Junior, prefeito Izauri de Macedo, Rafael Henrique Siqueira (representante da Recicleiros) e gerente municipal de Meio Ambiente Astolfo Carlos Mendes (Foto: Folha de Naviraí/Jr Lopes)

O prefeito Izauri de Macedo, ao falar sobre o programa de coleta seletiva que está em fase de implantação, destacou que Naviraí já deu um grande passo, pois tem um dos melhores e mais organizados aterros sanitários do Mato Grosso do Sul.

 

– Com a coleta seletiva muitos rejeitos deixarão de ser depositados no aterro sanitário que tem sua capacidade máxima. A coleta seletiva fará com que a vida útil do nosso aterro sanitário seja ainda maior. Nosso município foi um dos três selecionados no Brasil, a ser contemplado com a implantação do Plano Municipal de Resíduos Sólidos e consultoria e a custo zero – disse o prefeito.

Projeto foi apresentado em reunião que ocorreu na Associação Comercial e Empresarial de Naviraí (Foto: Folha de Naviraí/Jr Lopes)

Participaram desta primeira reunião, os vereadores Rosangela Farias Sofa, Júnior do PT, Fi da Paiol e Josias de Carvalho, além do presidente da Copasul Gervásio Kamitani, representantes de diversos segmentos da sociedade naviraiense e o promotor de justiça Paulo da Graça Riquelme de Macedo Junior.



Untitled Document
Últimas Notícias
Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 72 milhões
Invicto há sete jogos e em boa fase, Palmeiras volta a Barueri para duelo com o Inter
Untitled Document