O Cartório Eleitoral de Naviraí realizou, entre os dias 03 e 06 de setembro no Plenário da Câmara de Vereadores do município, o treinamento dos mesários que irão atuar nas Eleições Gerais 2018. Foram convocados 484 eleitores para atuarem como presidentes de mesa, primeiro e segundo mesários, além de secretários. Entre os convocados há funcionários públicos, empresários, profissionais liberais e estudantes universitários.
Chefe do Cartório Eleitoral de Naviraí fala aos mesários durante o ato de treinamento (Foto: Folha de Naviraí/ Jr Lopes) |
No treinamento os mesários foram orientados quanto aos procedimentos para utilização da urna eletrônica e como garantir a boa fruição da eleição, uma vez que este ano há a possibilidade de haver filas nas seções em razão da quantidade de cargos a serem eleitos: deputado federal, deputado estadual, 1º senador, 2º senador, governador e presidente da república.
O juiz eleitoral, Dr. Paulo Roberto Cavassa de Almeida, esteve presente no primeiro dia do evento e alertou os presentes de que nestas eleições não será exigida a identificação biométrica nas urnas, ou seja, todos os eleitores irão votar como sempre votaram, não importa se fizeram ou não o cadastramento biométrico, as urnas não irão solicitar as digitais do eleitor para habilitar o voto.
Outro aviso importante é para as pessoas que forem eleitores de outro município, elas deverão procurar o Cartório Eleitoral no dia das eleições para justificar o voto e não se dirigirem às escolas, a intenção é que as seções eleitorais não recebam as justificativas eleitorais e somente se dediquem a receber votos, tudo para garantir uma eleição mais rápida.
De acordo com a chefe do Cartório Eleitoral de Naviraí, Sirlene Shiota Meinhart, para aqueles mesários que não conseguiram comparecer ao treinamento, a equipe do Cartório Eleitoral irá agendar novas datas e pede para que essas pessoas entrem em contato pelos telefones (67) 3461-1716 e 3461-9009.
O município de Naviraí conta com 36.133 eleitores habilitados para votar nas eleições deste ano. Os eleitores foram divididos em 17 locais de votação, que juntos terão 124 seções.