Untitled Document
DOMINGO, 20 DE JANEIRO DE 2019
16 de AGOSTO de 2018 | Fonte: Glarin Bif/ Assessoria

Soja tolerante a percevejos será um dos temas do 16º Simpósio da Soja

Copasul realiza o evento dia 29 de agosto com vários palestrantes, entre eles o jornalista William Waack

Em Naviraí, no dia 29 de agosto ocorre o 16º Simpósio da Soja, promovido pela Copasul. Evento já tradicional na região que reúne produtores rurais, estudantes e técnicos a partir das 7 horas na Câmara Municipal da cidade.

Evento será realizado pela Copasul no dia 29 e contará com diversos palestrantes (Foto: Divulgação)

Na programação palestras sobre clima, altas produtividades, sustentabilidade, doenças da soja e encerrando com o renomado jornalista Willian Waack, que abordará o Cenário Político Atual e o Agronegócio.

 

Uma das palestras será “Soja tolerante a percevejos sugadores de semente: uma nova ferramenta para agricultores no manejo integrado de pragas”, proferida pesquisadora da Embrapa Soja, Clara Beatriz Hoffmann Campo.

 

Os percevejos são atualmente uma das pragas mais preocupantes para a cultura da soja, porque interferem na produtividade e na qualidade dos grãos e das sementes.  Segundo a pesquisadora, as linhagens tolerantes já avaliadas e que estão sendo multiplicadas pela Embrapa Soja para lançamento nas próximas safras toleram pelo menos o dobro de percevejos em comparação com outros genótipos. A pesquisa inicia com o melhoramento genético tradicional, onde genótipos (em geral selvagem) são cruzados com outros que apresentam as demais características desejáveis em uma cultivar, ou seja: alta produtividade, características agronômicas adequadas (precocidade, resistência ao acamamento, etc.).

 

– Em áreas de agricultores, onde foi realizada a validação para a utilização dessa tecnologia em larga escala, verificou-se que no mínimo é possível cortar pela metade as pulverizações. Considerando-se, ainda, que isso terá reflexo na preservação de parasitoides e predadores (menos inseticidas, mais inimigos naturais), é possível se prever um aumento na sustentabilidade no sistema produtivo da soja – afirma Clara.

 

As inscrições são limitadas e no dia do Simpósio os participantes devem contribuir com um quilo de alimento não perecível, que será encaminhado para instituições locais. Para participar, acesse o site www.copasul.coop.br e inscreva-se.

 

PROGRAMAÇÃO

7h – Inscrições; 8h - Caminhos para soja de alta produtividade - Eng. Agrônomo Henry Sako - DK Consultoria - Piracicaba – SP; 

9h30 – Intervalo; 10h - Previsões Climáticas para a safra 2018/2019 - Marco Antônio dos Santos - Agrometeorologista - Rural Clima - Valinhos/ SP.

13h - Sistemas sustentáveis de produção de soja no Brasil e mitigadores de gases e efeito estufa - João Carlos de Moraes Sá - Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR; 14h30 - Soja tolerante a percevejos sugadores de semente: Uma nova ferramenta para agricultores no manejo integrado de pragas - Clara Beatriz Hoffmann Campo - Embrapa Soja - Londrina PR; 

15h30 – Intervalo; 16h - Agronegócio, Cenário Econômico e Político: Onde estamos e para onde vamos? - William Waack - Agronegócio - São Paulo/SP; 17h30 – Encerramento.



Untitled Document
Últimas Notícias
Promoção 28 Anos dos Supermercados Chama distribuiu 130 mil cupons
Sob efeito do álcool, afogamentos são comuns até para quem sabe nadar
Inscrições para professor temporário do Estado encerram neste domingo
Untitled Document