Untitled Document
QUARTA-FEIRA, 14 DE NOVEMBRO DE 2018
16 de AGOSTO de 2018 | Fonte: Glarin Bif/ Assessoria

Soja tolerante a percevejos será um dos temas do 16º Simpósio da Soja

Copasul realiza o evento dia 29 de agosto com vários palestrantes, entre eles o jornalista William Waack

Em Naviraí, no dia 29 de agosto ocorre o 16º Simpósio da Soja, promovido pela Copasul. Evento já tradicional na região que reúne produtores rurais, estudantes e técnicos a partir das 7 horas na Câmara Municipal da cidade.

Evento será realizado pela Copasul no dia 29 e contará com diversos palestrantes (Foto: Divulgação)

Na programação palestras sobre clima, altas produtividades, sustentabilidade, doenças da soja e encerrando com o renomado jornalista Willian Waack, que abordará o Cenário Político Atual e o Agronegócio.

 

Uma das palestras será “Soja tolerante a percevejos sugadores de semente: uma nova ferramenta para agricultores no manejo integrado de pragas”, proferida pesquisadora da Embrapa Soja, Clara Beatriz Hoffmann Campo.

 

Os percevejos são atualmente uma das pragas mais preocupantes para a cultura da soja, porque interferem na produtividade e na qualidade dos grãos e das sementes.  Segundo a pesquisadora, as linhagens tolerantes já avaliadas e que estão sendo multiplicadas pela Embrapa Soja para lançamento nas próximas safras toleram pelo menos o dobro de percevejos em comparação com outros genótipos. A pesquisa inicia com o melhoramento genético tradicional, onde genótipos (em geral selvagem) são cruzados com outros que apresentam as demais características desejáveis em uma cultivar, ou seja: alta produtividade, características agronômicas adequadas (precocidade, resistência ao acamamento, etc.).

 

– Em áreas de agricultores, onde foi realizada a validação para a utilização dessa tecnologia em larga escala, verificou-se que no mínimo é possível cortar pela metade as pulverizações. Considerando-se, ainda, que isso terá reflexo na preservação de parasitoides e predadores (menos inseticidas, mais inimigos naturais), é possível se prever um aumento na sustentabilidade no sistema produtivo da soja – afirma Clara.

 

As inscrições são limitadas e no dia do Simpósio os participantes devem contribuir com um quilo de alimento não perecível, que será encaminhado para instituições locais. Para participar, acesse o site www.copasul.coop.br e inscreva-se.

 

PROGRAMAÇÃO

7h – Inscrições; 8h - Caminhos para soja de alta produtividade - Eng. Agrônomo Henry Sako - DK Consultoria - Piracicaba – SP; 

9h30 – Intervalo; 10h - Previsões Climáticas para a safra 2018/2019 - Marco Antônio dos Santos - Agrometeorologista - Rural Clima - Valinhos/ SP.

13h - Sistemas sustentáveis de produção de soja no Brasil e mitigadores de gases e efeito estufa - João Carlos de Moraes Sá - Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR; 14h30 - Soja tolerante a percevejos sugadores de semente: Uma nova ferramenta para agricultores no manejo integrado de pragas - Clara Beatriz Hoffmann Campo - Embrapa Soja - Londrina PR; 

15h30 – Intervalo; 16h - Agronegócio, Cenário Econômico e Político: Onde estamos e para onde vamos? - William Waack - Agronegócio - São Paulo/SP; 17h30 – Encerramento.



Untitled Document
Últimas Notícias
Conheça os nomes já confirmados para equipe ministerial de Bolsonaro
26ª Exponavi atrai grande público e atinge objetivos
Bolsonaro anuncia o general Fernando Azevedo e Silva para a Defesa
Untitled Document