A Assembleia Legislativa vai realizar hoje (09), a partir das 13h30, uma audiência pública sobre políticas para “saúde mental” em Mato Grosso do Sul. Esta discussão envolve psicólogos e outros profissionais que identificaram aumento de casos de depressão e suicídios na sociedade, principalmente envolvendo jovens, que precisam da devida atenção do poder público.
O evento proposto por Pedro Kemp (PT) terá a participação de representantes das categorias (Psicologia e Psiquiatria), assim como Conselho Estadual de Saúde, Núcleo de Psicologia Educacional da SES (Secretaria Estadual de Saúde), a secretária adjunta de Saúde, Gyselle Saddi Tannous, assim como outros convidados.
A audiência ainda vai contar com a palestra da psicóloga mineira Marta Elizabete de Souza, que é membro da Renila (Rede Internacional Internúcleos). “Queremos sobretudo que as políticas de saúde mental sejam garantidas à população mesmo em um contexto de desmonte das políticas sociais”, adiantou o presidente do Sindicato dos Psicólogos, Walkes Vargas.
Um dos temas principais fica em relação ao aumento de casos de depressão e suicídio no Estado, assim como uma maior incidências entre os adolescentes. “Queremos traçar estratégias de integração entre o SUS (Sistema único de Saúde) e as políticas de educação e assistência social para garantir o acesso dessa parcela da população”, disse Irma Macário, presidente do Conselho Regional de Psicologia.