A diversificação no campo é algo cada vez mais necessário para tornar a atividade mais competitiva e rentável e uma das áreas que tem crescido em Mato Grosso do Sul é a piscicultura. Segundo a Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), o Estado é o 11º produtor nacional com mais de 1.000 produtores atuantes. Mas, ainda é necessário investimento principalmente em mercado.
Foto: Divulgação |
Pensando em estimular novos negócios e a diversificação para o produtor rural, a Copasul vai promover no dia 08 de agosto, a partir das 13 horas na Câmara Municipal de Naviraí um evento com palestras com autoridades na criação e mercado de tilápias, além disso, o evento terá a apresentação do projeto de piscicultura da Cooperativa.
– Ao longo da história da Copasul sempre priorizamos o estímulo para a diversificação no campo, e assim foi com a instalação das unidades industriais da fiação e fecularia e também com a irrigação, que trouxe mais segurança ao produtor. Agora há uma demanda para essa nova área e acreditamos que pode ser um negócio muito rentável ao produtor rural. Dessa forma, a Copasul cumpre uma das suas missões, que é o fortalecimento do associado e segurança de sua atividade – disse o presidente, Gervásio Kamitani.
Evento vai abordar a criação e o mercado de tilápias (Foto: Divulgação) |
Acredita-se que vários fatores sejam favoráveis ao projeto como o clima da região, abundância de recursos hídricos e produtores interessados nessa atividade. O evento é aberto a toda a comunidade e é necessário fazer inscrição pelo telefone (67) 3409-1234.
PALESTRAS
O evento contará com quatro palestras, cujos temas serão: Avanços Genéticos da Tilápia (com Ricardo Neukirchner, da Aquabel); Visão Panorâmica da Piscicultura no Estado de Mato Grosso do Sul (com André Nunes, consultor técnico de piscicultura do Senar); Linhas de Crédito para o Piscicultor e para Indústria, Custeio/Plano Safra da Piscicultura (com Carmem Rodrigues Truite, gerente adjunta de Operações do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE); Incentivos fiscais para a Piscicultura e Indústria em MS (com Jaime E. Verruck, Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).