Pensando em incentivar as crianças a aprender o cultivo de hortaliças e ao mesmo tempo estimular o seu consumo no cardápio escolar e baratear os custos com aquisição do alimento, a professora Luciene Souza Basso elaborou um projeto que visa aproveitar o espaço da Creche Sonho de Criança para o plantio de variedades em horta.
Na foto, a professora Luciene Souza Basso, idealizadora do projeto (Foto: Assessoria) |
“Quando eu pensei no projeto, eu pensei na criança como um todo, na formação física, psicológica e pedagógica, pois até os 06 anos, é a fase de formação de personalidade da criança e minha preocupação era o que mais fazer no ambiente escolar, além de sua rotina diária. Então me veio a ideia da horta baseada na agricultura familiar, até porque a muitos anos atrás já se trabalhava com hortas escolares”, enfatizou a professora ressaltando que o projeto foi encaminhado para Gerência de Educação com parceria entre Senar, Usina Rio Amambai e voluntários.
Para fortalecer esse projeto pioneiro que será implantado na Creche Sonho de Criança ao lado do Mercado Municipal, durante os dias 30, 31 e 01 de agosto, está sendo realizado um curso de aprendizagem no cultivo de horta, que deve servir como incremento do referido projeto.
Segundo a professora Fátima Gerente de Educação o projeto da professora Luciene vem sendo apoiado desde o ano passado, sendo uma proposta que agrega toda a administração. “O projeto leva um sonho que articula coletivamente aqueles que se propõem como parceiros e voluntários, e com certeza vem somar em muito para o engrandecimento de nossa educação”, destacou a Gerente.