Untitled Document
SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
27 de ABRIL de 2018 | Fonte: Correio do Estado

Avião interceptado em MS levava 500 quilos de pasta base de cocaína

Polícia Federal localizou avião que fez pouso forçado no Pantanal após ser interceptado pela FAB.
Droga apreendida com avião interceptado pela FAB (Foto: Divulgação/FAB)

Avião bimotor interceptado pela Força Aérea Brasileira (FAB) na manhã de quarta-feira (25/04), ao norte de Corumbá-MS, transportava 500 quilos de pasta base de cocaína despachada da Bolívia. Após a execução do tiro de detenção, a aeronave, que não tinha plano de voo, fez pouso forçado em um lago localizado na área do Parque Nacional do Pantanal do Mato Grosso, quando então foi feita a apreensão da carga pela Polícia Federal.

 

Segundo a assessoria de imprensa da FAB, três aeronaves A-29 e um avião-radar E-99 participaram da interceptação que seguiu todas as medidas de policiamento do espaço aéreo, incluindo o tiro de aviso, até chegar na última medida prevista, que é o tiro de detenção. 

 

A FAB também participou da ação com o envio de um helicóptero H-60 Black Hawk e de militares especializados em busca e salvamento. A ação faz parte da Operação Ostium, que visa coibir crimes transfronteiriços, na qual também participam a Polícia Federal e outros órgãos de segurança pública.

 

O FLAGRANTE

As aeronaves de defesa aérea A-29 Super Tucano da FAB e o avião radar E-99 foram empregados para monitorar e interceptar o avião. O piloto de defesa aérea seguiu o protocolo das medidas de policiamento do espaço aéreo brasileiro, conforme estabelece a Lei 7565/1986, interrogando o piloto do bimotor, mas não obteve resposta. Nesse momento, a aeronave foi classificada como suspeita.

 

Na sequência, o piloto da FAB ordenou a mudança de rota e o pouso obrigatório no aeródromo de Cuiabá (MT), porém o piloto do avião interceptado não obedeceu. Foi necessário que a defesa aérea comandasse o tiro de aviso, informando que o avião interceptado pousasse no aeródromo mais próximo. Ainda sem retorno, foi disparado o tiro de detenção.

 

Todas as ações da FAB na fronteira também seguem o que é previsto no decreto 8.903, de 16 de novembro de 2016, que instituiu o Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF) e prevê a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança pública, dos órgãos de inteligência, da Secretaria da Receita Federal do Brasil do Ministério da Fazenda e do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas contra ilícitos transfronteiriços.



Untitled Document
Últimas Notícias
Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 72 milhões
Invicto há sete jogos e em boa fase, Palmeiras volta a Barueri para duelo com o Inter
Untitled Document