Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
22 de ABRIL de 2018 | Fonte: O Globo

Amizade feminina fortaleceu alianças criminosas em MS

Com mesmo prenome, mulher de Beira Mar e filha de comandante do PCC aproximaram as organizações, segundo investigações.
Fernandinho Beira-Mar desembarca em Campo Grande, em 2015 (Foto: Arquivo/Correio do Estado)

Hoje em disputa por rotas do tráfico de drogas, Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC), as duas maiores organizações criminosas do país, já atuaram em parceria no passado, dividindo custos de logística de carregamentos de cocaína e armas. Contribuiu para essa aproximação a amizade de duas Jaquelines: a de sobrenome Costa, mulher de Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, e Jaqueline Kely Arantes, filha de José Cláudio Arantes, conhecido como Tio Arantes.

 

Quase com a mesma idade e dividindo a mesma rotina — prestar apoio aos parentes atrás das grades —, elas se conheceram na penitenciária federal de Catanduvas, no Paraná, e se tornaram amigas, ajudando na aliança entre os dois comandantes do crime, respectivamente Beira Mar à frente do CV e Tio Arantes, então chefe do PCC em Mato Grosso do Sul.

 

De acordo com informações do Jornal O Globo, a amizade das duas Jaquelines foi descoberta na Operação Fênix, desencadeada pela Polícia Federal no Paraná, que resultou na condenação de Beira Mar, em 2008, a 29 anos de prisão pelo juiz Sergio Moro, então titular da 2ª Vara Criminal de Curitiba, por tráfico de drogas, armas e lavagem de dinheiro. Quando a operação foi desencadeada, em 2007, Jacqueline Costa, a mulher de Beira Mar, tinha 32 anos; Jaqueline Kely, 30.

 

Jacqueline já era mulher de Beira Mar há 10 anos, mas só em 2007 o casamento foi formalizado. Em novembro daquele ano, Beira Mar tinha sido transferido para o presídio federal de Campo Grande, onde, de fraque, trocou alianças com Jacqueline, de vestido de noiva branco. Cerca de 20 dias depois, o casamento foi celebrado sem o noivo. A celebração ocorreu numa casa de festas na Barra da Tijuca, no Rio. Entre as convidadas estava Jaqueline Kely.

 

A ligação entre as Jaquelines ficou evidente porque Jaqueline Kely ficou responsável por alugar duas casas, na própria cidade de Catanduvas e em Cascavel, a 60 quilômetros do presídio. As duas residências serviram de apoio aos parentes de presos e advogados das duas facções e era paga, de acordo com as investigações, por Beira Mar.

 

"As duas mulheres fizeram amizade durante a visita aos presos e ficaram muito próximas, ajudando a consolidar uma parceria entre as facções", contou o delegado da PF Wagner Mesquita, responsável pela operação.

 

Naquela época, o Comando Vermelho era o grupo mais forte na compra de cocaína da Bolívia, e Beira Mar era o cabeça na negociação com os cartéis sul-americanos. Tio Arantes era um nome forte dentro do PCC, que comandara a pior e mais sangrenta rebelião na penitenciária de segurança máxima de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, em 2006.

 

Negócios

A penitenciária de Catanduvas foi o primeiro presídio federal do Brasil, inaugurada em maio de 2006. Beira Mar foi o preso número 1 do lugar. Com a transferência de novos presos para lá, entre eles Tio Arantes, a escuta autorizada pela Justiça aumentou, e flagrou a atuação das duas Jaquelines.

 

Segundo as investigações, um carregamento com cocaína entregue pela facção paulista ao CV obrigou que as Jaquelines entrassem no circuito para resolver o problema, e a conversa das duas sobre a droga, de forma cifrada, foi percebida pelos agentes federais.

 

Jaqueline Kely foi condenada a nove anos e 11 meses e deixou a prisão no início de 2017. Condenada a 20 anos e cinco meses, Jacqueline Costa cumpre pena, desde janeiro, em regime aberto em Porto Velho, onde o marido está preso desde 2017. Os advogados de Beira Mar negaram ao Globo que houvesse amizade entre as duas. Jaqueline Kely não foi encontrada.



Untitled Document
Últimas Notícias
Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 72 milhões
Invicto há sete jogos e em boa fase, Palmeiras volta a Barueri para duelo com o Inter
Untitled Document