Untitled Document
TERÇA-FEIRA, 19 DE MARÇO DE 2024
21 de MARÇO de 2018 | Fonte: Assessoria

Versão preliminar do Plano de Manejo do Parque Natural de Naviraí será apresentada

Versão Preliminar do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal de Naviraí será apresentado em audiência pública nesta sexta, dia 23 de março.

A Gerência Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Naviraí convida toda população naviraiense para participar da Audiência Pública de apresentação da Versão Preliminar do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal de Naviraí, que será realizada na próxima sexta-feira, dia 23 de março, as 19 horas no anfiteatro da Coordenadoria Regional de Educação de Naviraí (IFMS) e será apresentado pela Empresa Ecótono Tecnologias Ambientais.

 

O Parque de Naviraí é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral que possui 16.241 hectares, sendo hoje a maior Unidade de Conservação Municipal do Brasil. A área é representado pelo bioma Mata Atlântica, com formação vegetacional de Floresta Estacional Semidecidual apresentando um dos últimos remanescentes contínuos entre as áreas florestais e várzeas do Rio Ivinhema e também o último trecho sem represamento do Rio Paraná.

 

O local apresenta uma fauna rica e diversa, onde estudos identificaram presença de grandes felinos como a onça-pintada e a onça-parda, também anta, capivara, cervo-do-pantanal, queixada, cateto, tamanduá-bandeira, lontra, entre uma imensa quantidade de aves, sendo passeriformes, aves aquáticas e aves de rapina. Essa Unidade de Conservação, juntamente com o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, Parque Nacional de Ilha Grande, RPPN Santa Cecília, APA Ilhas e Várzeas do Rio Paraná, e outras localizadas em município vizinhos, formam um Mosaico de áreas protegidas.

 

De acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Lei 9.985/2000), o Plano de Manejo é um documento técnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais de uma unidade de conservação, se estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade.

 

O Gerente Municipal de Meio Ambiente, Astolfo Carlos Mendes, enfatiza a importância do referido Plano, o qual irá nortear as ações no Parque, destacando o compromisso do município em tornar essa área de relevante interesse ecológico, destaque de gestão e compromisso com o meio ambiente.



Untitled Document
Últimas Notícias
NAVIRAÍ - Parte do Imposto de Renda pode ser destinada ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
Mato Grosso do Sul recebe primeira remessa da vacina contra Influenza com 108 mil doses
Prefeitura de Naviraí lança o Calendário Esportivo de 2024
Untitled Document