Nesta Quinta-Feira (15), Servidores do Procon (Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor) de Naviraí, contando com o apoio da Guarda Mirim Municipal, realizaram no centro da cidade, um Dia de Conscientização para lembrar aos consumidores sobre o seu dia, comemorado no dia 15 de Março e informá-los sobre seus direitos.
Atividades foram realizadas na Rotatória da Avenida Weimar (Foto: Assessoria) |
As atividades foram realizadas na Rotatória da Avenida Weimar Gonçalves Torres, onde além da distribuição de panfletos com informações ao consumidor, também foi disponibilizada por uma equipe do Procon instalada no local, a Prestação de Serviços de Atendimentos Específicos para as pessoas que procuravam esclarecimentos e orientações.
De acordo com Janaina Padilha Ramos Oliveira servidora do Procon no município, as ações tem o objetivo de orientar a população com relação aos direitos do consumidor na hora de comprar um produto ou contratar algum tipo de serviço.
“Nossa equipe sempre estará a disposição da população em todos os segmentos, seja no atendimento de orientação jurídica ou qualquer esclarecimento sobre os direitos do consumidor, lembrando que o Procon não é um inimigo dos empresários e das empresas, somos todos parceiros e procuramos exercer nossa função com bom senso e objetividade, respeitando o trabalho das empresas, mas defendendo sempre os direitos do consumidor que são assegurados por lei, nosso trabalho é garantir o cumprimento das normas e promover a conciliação entre o consumidor e seus credores ou empresas, equilibrando sempre com o bom entendimento de ambas as partes”, afirmou Janaina.
Ações tem o objetivo de orientar a população com relação aos direitos do consumidor (Foto: Assessoria) |
Durante o ano de 2017, o Procon de Naviraí realizou um montante de 3.386 Atendimentos, onde apenas 61 casos não houveram conciliação, sendo então encaminhados ao judiciário, relatos estes que apontam uma resolutividade de 98.2%, comprovando a eficácia dos serviços prestados pelo órgão no município.
De janeiro de 2018 até o momento já foram registrados 598 Atendimentos, onde apenas 02 casos não foram resolvidos por intermédio do Procon, sendo enviados ao judiciário, relato que indica 99.65% de resolutividade, números que mantêm o alto nível de resolução nos conflitos relacionados ao consumidor.