Untitled Document
TERÇA-FEIRA, 22 DE MAIO DE 2018
09 de FEVEREIRO de 2018 | Fonte: Folha de Naviraí/ Jr Lopes

Maioria dos consumidores de Naviraí compram na cidade e não em outros centros, aponta pesquisa

Pesquisa encomendada pela ACEN e Sindivarejo foi realizada através da parceria entre o IFMS e a UFMS. Resultados foram apresentados nesta sexta-feira.
Presidente da ACEN, Mário Nelvo, fala durante apresentação da pesquisa para a imprensa local (Foto: Folha de Naviraí/Jr Lopes)

O perfil e hábitos de compra da população de Naviraí foram os temas centrais de uma pesquisa realizada entre os meses de agosto e dezembro de 2017. A pesquisa foi encomendada pela Associação Comercial e Empresarial de Naviraí (ACEN) e o Sindicato do Comércio Varejista de Naviraí e Região (Sindivarejo).

 

Para desenvolver a pesquisa, foi viabilizada a parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), instituições de ensino que possuem campus em Naviraí. O grupo de trabalho foi composto 42 pesquisadores, formado por representantes e acadêmicos das entidades envolvidas e da Uniesp.

 

Os dados levantados na pesquisa mostram que a maioria dos consumidores de Naviraí preferem comprar na cidade em todos os segmentos abordados no questionário. Os destaques maiores foram para os setores de supermercado (mais de 90%), eletrodomésticos (83%), calçados (83%), roupas e confecções adulto (81%) e móveis e decorações (80%).

Pesquisa foi realizada entre os meses de agosto e dezembro de 2017. Mais de 440 pessoas responderam aos questionários (Foto: Folha de Naviraí/Jr Lopes)

As abordagens aos consumidores ocorreram nos principais supermercados da cidade e na rotatória da Avenida Weimar Torres. A pesquisa ouviu 444 pessoas, sendo 52,1% do sexo masculino e 47,9% do sexo feminino. A maioria das pessoas entrevistadas (78,78%) declararam ter renda familiar de até quatro salários mínimos, que compõem as D e E.

 

A pesquisa atingiu consumidores de todos os bairros e também de outras cidades que fazem compras em Naviraí.

 

SEGMENTOS CONTEMPLADOS

O formulário de pesquisa que foi respondido por 444 pessoas, contemplou os segmentos de eletrodomésticos, móveis, decorações, eletrônicos, informática, roupas e confecções (adulto e infantil), artigos esportivos, calçados, acessórios, confecção de cama, mesa e banho, supermercado, produtos de beleza e estética, material de construção e reforma, manutenção para casa, material escolar e de escritório, combustível, peças e manutenção de carro, moto ou outros veículos.

 

O resultado completo da pesquisa será apresentado aos empresários de cada segmento, em reuniões específicas na ACEN, para discussão de estratégia visando a melhoria do comércio naviraiense, com base na opinião dos entrevistados. Os empresários interessados, devem entrar em contato com a ACEN ou o Sindivarejo para confirmação da data da reunião de cada segmento.

Pesquisa sobre perfil e hábitos de compra dos consumidores de Naviraí foi apresentada nesta sexta na ACEN (Foto: Folha de Naviraí/Jr Lopes)

A apresentação do resultado da pesquisa foi feita pelo presidente da Associação Comercial e Empresarial de Naviraí, Mario Nelvo, a empresária Isa Monteiro e o professor do IFMS André Baida.

 

Na opinião do presidente da ACEN o resultado da pesquisa foi muito proveitoso, pois demonstra que Naviraí tem um comércio forte e as pessoas ao priorizarem as compras na cidade onde residem comprovam que a cidade continua sendo polo na região.

 

– A pesquisa mostra detalhadamente que há muito espaço e oportunidades para crescer em nossa cidade. Essa pesquisa é bastante técnica e específica para Naviraí, fato inédito na nossa cidade. Por isso deve ser muito valorizada e aproveitada pelos nossos empresários para que possam estar crescendo cada vez mais – concluiu Mário Nelvo, presidente da ACEN.



Untitled Document
Últimas Notícias
Deputados aprovam uso de nomes de futuros pais adotivos nas escolas
Protesto no DF deixa aeroporto sem combustível
Acidente na BR-262 matou homem de 39 anos
Untitled Document