Presidente da ACEN, Mário Nelvo, fala durante apresentação da pesquisa para a imprensa local (Foto: Folha de Naviraí/Jr Lopes) |
O perfil e hábitos de compra da população de Naviraí foram os temas centrais de uma pesquisa realizada entre os meses de agosto e dezembro de 2017. A pesquisa foi encomendada pela Associação Comercial e Empresarial de Naviraí (ACEN) e o Sindicato do Comércio Varejista de Naviraí e Região (Sindivarejo).
Para desenvolver a pesquisa, foi viabilizada a parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), instituições de ensino que possuem campus em Naviraí. O grupo de trabalho foi composto 42 pesquisadores, formado por representantes e acadêmicos das entidades envolvidas e da Uniesp.
Os dados levantados na pesquisa mostram que a maioria dos consumidores de Naviraí preferem comprar na cidade em todos os segmentos abordados no questionário. Os destaques maiores foram para os setores de supermercado (mais de 90%), eletrodomésticos (83%), calçados (83%), roupas e confecções adulto (81%) e móveis e decorações (80%).
Pesquisa foi realizada entre os meses de agosto e dezembro de 2017. Mais de 440 pessoas responderam aos questionários (Foto: Folha de Naviraí/Jr Lopes) |
As abordagens aos consumidores ocorreram nos principais supermercados da cidade e na rotatória da Avenida Weimar Torres. A pesquisa ouviu 444 pessoas, sendo 52,1% do sexo masculino e 47,9% do sexo feminino. A maioria das pessoas entrevistadas (78,78%) declararam ter renda familiar de até quatro salários mínimos, que compõem as D e E.
A pesquisa atingiu consumidores de todos os bairros e também de outras cidades que fazem compras em Naviraí.
SEGMENTOS CONTEMPLADOS
O formulário de pesquisa que foi respondido por 444 pessoas, contemplou os segmentos de eletrodomésticos, móveis, decorações, eletrônicos, informática, roupas e confecções (adulto e infantil), artigos esportivos, calçados, acessórios, confecção de cama, mesa e banho, supermercado, produtos de beleza e estética, material de construção e reforma, manutenção para casa, material escolar e de escritório, combustível, peças e manutenção de carro, moto ou outros veículos.
O resultado completo da pesquisa será apresentado aos empresários de cada segmento, em reuniões específicas na ACEN, para discussão de estratégia visando a melhoria do comércio naviraiense, com base na opinião dos entrevistados. Os empresários interessados, devem entrar em contato com a ACEN ou o Sindivarejo para confirmação da data da reunião de cada segmento.
Pesquisa sobre perfil e hábitos de compra dos consumidores de Naviraí foi apresentada nesta sexta na ACEN (Foto: Folha de Naviraí/Jr Lopes) |
A apresentação do resultado da pesquisa foi feita pelo presidente da Associação Comercial e Empresarial de Naviraí, Mario Nelvo, a empresária Isa Monteiro e o professor do IFMS André Baida.
Na opinião do presidente da ACEN o resultado da pesquisa foi muito proveitoso, pois demonstra que Naviraí tem um comércio forte e as pessoas ao priorizarem as compras na cidade onde residem comprovam que a cidade continua sendo polo na região.
– A pesquisa mostra detalhadamente que há muito espaço e oportunidades para crescer em nossa cidade. Essa pesquisa é bastante técnica e específica para Naviraí, fato inédito na nossa cidade. Por isso deve ser muito valorizada e aproveitada pelos nossos empresários para que possam estar crescendo cada vez mais – concluiu Mário Nelvo, presidente da ACEN.