Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
09 de FEVEREIRO de 2018 | Fonte: Folha de Naviraí/ Jr Lopes

Cadastramento biométrico em Naviraí será feito por agendamento eletrônico

Atendimento deve ser agendado antecipadamente através do site do TRE-MS a partir do dia 19 de fevereiro
Juiz Eleitoral Eduardo Magrinelli Júnior explica que o agendamento eletrônico trará mais comodidade aos eleitores (Foto: Folha de Naviraí/ Jr Lopes)

O cadastramento biométrico em Naviraí não tem data definida para terminar. Mesmo assim, o ano de 2018 começou como terminou 2017, com filas antes do expediente de atendimento em frente ao Cartório Eleitoral do município. Baseado neste fato, o Juiz Eleitoral Eduardo Magrinelli Júnior, baixou a Portaria nº 1/2018 em que determina que a partir do dia 19 de fevereiro, os eleitores que forem fazer o cadastramento biométrico devem agendar o atendimento de forma eletrônica, ou seja, através do site do TRE –MS (www.tre-ms.jus.br).

 

O magistrado explica através da referida Portaria, entre outros itens, que a Justiça Eleitoral sempre buscou garantir a qualidade de seu atendimento e o respeito ao eleitor, não podendo aceitar que as pessoas se sacrifiquem desnecessariamente para receber o serviço que lhes é devido. Na mesma Portaria, o Juiz Eleitoral explica que há necessidade de estimular o eleitor a antecipar o seu comparecimento aos cartórios eleitorais, pois o agendamento eletrônico irá propiciar mais comodidade pois não será necessário formar fila fora do expediente de atendimento em frente ao Cartório Eleitoral.

 

A chefe do Cartório Eleitoral de Naviraí, Sirlene Shiota, explicou para a Folha de Naviraí que o agendamento eletrônico já foi iniciado.

Filas continuam se formando em frente ao Cartório Eleitoral por eleitores que buscam o cadastramento biométrico (Foto: Folha de Naviraí/ Jr Lopes)

- É importante que o eleitor faça o agendamento através do site do TRE-MS assim que for possível. Algumas datas já foram preenchidas, pois atualmente nós atendemos cerca de 70 eleitores por dia. A partir do dia 19 de fevereiro, iremos atender somente quem fez o agendamento eletrônico e o número de atendimento diário será de 54 eleitores, para dar mais agilidade e qualidade no atendimento, evitando que as pessoas cheguem muito antes do início do nosso expediente, como tem ocorrido – explica Sirlene Shiota.

 

CADASTRAMENTO BIOMÉTRICO

A biometria é uma tecnologia que dará ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. O leitor biométrico acoplado à urna eletrônica deve confirmar a identidade de cada eleitor, comparando o dado fornecido (impressões digitais) com todo o banco de dados disponível.

Eleitores devem acessar o site do TRE-MS para agendar o cadastramento biométrico no Cartório Eleitoral de Naviraí (Foto: Folha de Naviraí/ Jr Lopes)

No momento do cadastramento biométrico é imprescindível que o eleitor esteja com o RG (cédula de identidade) original e uma cópia, além da cópia e original do comprovante de residência. Após fazer o cadastramento biométrico o título de eleitor atual é retido e a pessoa recebe na hora o novo título de eleitor que contém a identificação biométrica.

 

Até o momento, 7.403 eleitores realizaram a biometria em Naviraí. Este número representa 16,82% dos 36.029 eleitores que estão aptos a participar das próximas eleições no município.



Untitled Document
Últimas Notícias
Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 72 milhões
Invicto há sete jogos e em boa fase, Palmeiras volta a Barueri para duelo com o Inter
Untitled Document