O garoto Hiago Ryan Cardozo Aguirre, de 9 anos, morreu na madrugada desta terça-feira (02/01) depois de ficar seis dias internado na Santa Casa de Campo Grande-MS. O menino foi internado inconsciente na tarde do dia 26 de dezembro depois de se afogar em uma lagoa no bairro Moreninha 4 enquanto brincava com outras duas crianças.
De acordo com o hospital, ele morreu à 00h23 (de MS) com parada cardiorrespiratória. Foi tentada reanimação, porém, o quadro dele era instável e grave e por isso não resistiu. Alguns órgãos, como rins e pulmões, funcionavam com dificuldade.
A mãe Ana Paula Cardozo, 33 anos, disse que recebeu informações de que o filho teria batido a cabeça em um muro e enroscado o pé no galho. As crianças disseram que Hiago ficou 20 minutos imerso na água.
O motorista autônomo José Carlos Nascena viu o que estava acontecendo, parou caminhão e pulou na lagoa. Segundo ele, só no terceiro mergulho, conseguiu puxar o menino pelo pé. Quando o Corpo de Bombeiros chegou, a criança estava fora da água. Ele foi encaminhado inconsciente para a Santa Casa.
Ana Paula disse que na porta do hospital, a médica do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) informou que a criança estava com a pulsação fraca e respirava por aparelhos.
A criança permaneceu inconsciente desde a noite do dia do afogamento, antes havia sido sedada. O medicamento da sedação ainda tem um período de efeito, mas a família foi informada que a criança está em coma espontâneo.
Hiago morava com o pai desde a separação do casal em 2011, mas estava na casa da mãe passando o Natal. No novo relacionamento, Ana Paula teve três filhas, de 7, 11 e 13 anos. Além disso, há dois meses ela perdeu um bebê em gestação.
O menino foi ao açude quando a mãe saiu para pegar manga. Segundo Ana Paula, ela teria pedido para Hiago ficar em casa.