Untitled Document
SEXTA-FEIRA, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
04 de OUTUBRO de 2017 | Fonte: G1

Para Eunício, Senado deu 'condição' ao STF de rever caso Aécio

Presidente do Senado disse ainda que cabe a cada um dos poderes decidir sobre cassar ou afastar seus membros. Senado marcou análise do caso Aécio para depois de sessão do STF sobre o tema.
Eunício deu entrevista na chegada ao Senado (Foto: Alessandra Modzeleski/G1)

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), disse nesta quarta-feira (4) que se o Supremo Tribunal Federal mantiver o afastamento do senador Aécio Neves, será "natural" o Congresso analisar o caso.

 

Aécio foi afastado na semana passada pela Primeira Turma do Tribunal. Para o próximo dia 11, está marcada uma sessão do plenário do STF, que vai decidir se mantém ou retira a determinação da Turma.

 

No entanto, alguns senadores entendem que só o Senado pode aplicar punições desse tipo a um de seus integrantes. A Casa também tem uma reunião marcada para analisar o caso Aécio, no dia 17, na semana seguinte à decisão do STF.

 

"Se a posição do Supremo for manter a decisão da Primeira Turma, é natural que o Congresso delibere, porque é o que diz a Constituição Federal", disse Eunício a jornalistas.

 

Ele afirmou ainda que ao marcar a reunião para o dia 17, o Senado está dando uma "condição" de o STF rever a posição de alguns de seus ministros sobre o afastamento de Aécio.

 

"Já que a presidente [do STF] Carmem Lúcia antecipou a sua pauta, vamos dar ao Supremo a condição de rever a posição de algum dos seus membros", afirmou Eunício.

 

O presidente do Senado disse também que cabe a um dos dos poderes punir seus respectivos integrantes.

 

"Cabe a cada um dos poderes cassar um dos seus membros. O Senado pode afastar um senador, cassar um senador. A Casa tem um Conselho de Ética. Assim como o CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) pune os membros do Ministério Público, assim como o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) pune os membros do Judiciário", completou Eunício.



Untitled Document
Últimas Notícias
Diretor de equipe amadora emite nota de repúdio contra árbitro de Naviraí
Moradora de Itaquiraí morre após acidente de trânsito no Pará
Neymar fala sobre Marquezine, mas faz mistério sobre Demi Lovato
Untitled Document