Untitled Document
SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
22 de JUNHO de 2017 | Fonte: Folha de Naviraí/ Jr Lopes

Educação de Naviraí se reúne para propor ações de combate a violência nas escolas

Educadores, religiosos e representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário se reúnem em Naviraí para propor ações de combate a violência nas unidades escolares.

Os casos de violência ocorridos em escolas de Naviraí nos últimos dias, levaram representantes de vários setores da sociedade, além dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário a se reunirem para propor ações que possam levar tranquilidade e segurança às unidades escolares do município.

Reunião propõe ações que possam levar tranquilidade e segurança às escolas (Foto: Divulgação)

Na manhã de terça-feira (20/06), uma reunião de ação conjunta entre a Gerência Municipal de Educação, Coordenadoria Regional de Educação, Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Naviraí (Simted), religiosos e das policias Militar e Civil, promoveu uma reunião que aconteceu na unidade da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), cujo a pauta principal foi debater a violência nas escolas.

 

De acordo com a gerente municipal de Educação, professora Fátima Liutti, os índices de violência que tem aumentado consideravelmente, são decorrentes de várias questões em especial os problemas familiares, uso de entorpecentes, bebidas e drogas, as condições socioeconômicas motivadas pelo desemprego, entre outros.

 

- Nosso objetivo é juntar as forças, refletir sobre o que tem acontecido e nos unir para que atitudes sejam tomadas e cessem os casos de violência nas escolas. Nós da educação, em decorrência da tentativa de homicídio praticada por um aluno contra um diretor colega nosso da Rede Estadual [professor Marlon Morch] que graças a Deus está bem e vem se recuperando, acaba ferindo todos nós da educação. Existe um clima de inquietação e medo, não só nas escolas. Não queremos deflagrar um processo de violência, que gera mais violência. O que queremos e estamos propondo é que encontremos meios de promover a paz nas escolas e na sociedade de modo geral – disse a gerente de Educação, Fátima Liuti.

Reunião para debater a violência escolar foi realizada na manhã de terça-feira na Uems, em Naviraí (Foto: Divulgação)

Para a Coordenadora Regional de Educação, professora Cleuza Sarturi, o momento é de união entre todas as frentes para se combater os atos violentos registrados nas escolas.

 

– Não dá para pensar apenas como educadores. Precisamos envolver todos os poderes, todos os conselhos e especialmente o Conselho Tutelar que trabalha com nossas crianças e adolescentes. É um tema difícil, não temos a utopia de que iremos erradicar a violência, mas também não podemos assistir e não fazer nada. Precisamos traçar metas possíveis de serem cumpridas, em especial no sentido de fortalecer a família. Fazemos um chamamento para os pais para que nos ajudem e estejam conosco. Os filhos são deles, os alunos são nossos e por isso é necessário que trabalhemos em conjunto [educadores e familiares] para atingirmos os objetivos propostos – constata a Coordenadora Regional de Educação, professora Cleuza Sarturi.

Episódios de violência contra diretores, coordenadores e professores foram temas de reunião em Naviraí (Foto: Divulgação)

Presidente do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (Simted) de Naviraí, Antonia de Almeida Bressa, diz que a preocupação da entidade é o fato de o professor estar sobrecarregado, pois além de exercer o papel de educador é necessário atuar como psicólogo e conselheiro.

 

- Ele tem amor pela profissão que escolheu, mas o educador está se desdobrando em múltiplas funções e isso gera um esgotamento no profissional. Dado aos acontecimentos recentes de agressão a educadores, constatamos que é necessário que tomemos atitudes imediatas para que ao menos minimize esses fatos lamentáveis a curto prazo. E a médio e longo prazo precisamos por em prática ações para que a situação melhore. Só promovendo uma mobilização em conjunto com a família e toda sociedade é que haveremos de solucionar esta questão – afirma a presidente do Simted, Antonia de Almeida Bressa, destacando que novas reuniões para conter a violência nas escolas devem ocorrer nos próximos dias.

 

MANIFESTO

Um ato de manifestação pacífica será realizado na manhã deste sábado (24/06), quando professores irão se reunir no entorno da Praça Prefeito Euclides Fabris a partir das 08 horas, passando pelas principais avenidas de Naviraí.

 

Os educadores, alunos e os pais que forem participar estão sendo orientados a irem de branco para a caminhada, como ato simbólico de promover ações que levem a paz e combatam a violência escolar.



Untitled Document
Últimas Notícias
Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 72 milhões
Invicto há sete jogos e em boa fase, Palmeiras volta a Barueri para duelo com o Inter
Untitled Document