Untitled Document
SEXTA-FEIRA, 20 DE OUTUBRO DE 2017
02 de MAIO de 2017 | Fonte: Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

Governo do MS lança hoje campanha de vacinação contra a febre aftosa

Campanha pretende imunizar mais de 20 milhões de animais em todo o Estado, que possui o quarto maior rebanho do País.
Foto: Divulgação

A campanha de vacinação contra a febre aftosa em Mato Grosso do Sul será lançada nesta terça-feira (02/05) pelo governador Reinaldo Azambuja. O ato de lançamento acontece na sede oficial do Circuito de Laço Comprido (CLC) – localizado na  margem direta da MS 010 – Km 2, próximo à Universidade Católica Dom Bosco (UCDB ), com a presença de representantes do setor produtivo, além de lideranças politicas.

 

Com o slogan “Vacinação garante bons lucros”, a campanha pretende imunizar mais de 20 milhões de animais em todo o Estado, que possui o quarto maior rebanho do País.

 

Tendo completado, em 2017, doze anos desde o último foco de febre aftosa, Mato Grosso do Sul caminha a passos largos para a mudança de status, resultado da excelência dos serviços da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) em consonância com o trabalho realizado pelos pecuaristas que há anos tem tomado medidas sanitárias adequadas e colaborado com as ações do Governo.

 

Em novembro de 2016, na segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa em Mato Grosso do Sul, foram vacinados 9.341.401 bovinos e bubalinos, o que corresponde a 99,47% do rebanho envolvido naquela etapa (9.390.820 milhões). 

 

Mesmo com um consumidor cada vez mais exigente e regras cada vez mais rígidas, o diretor presidente da Iagro, Luciano Chiochetta, afirma que Mato Grosso do Sul está seguro e acompanha os demais Estados com condições reais para uma possível mudança de status.

 

Vacinação

Com exceção do rebanho da região do Pantanal – onde os proprietários podem fazer opção por realizar a vacinação em apenas uma das duas etapas, maio ou outubro – todos os animais devem receber a dose da vacina no Estado, que só podem ser adquiridas durante o período estipulado no calendário. A agência mantém veterinários em todos os municípios e disponibiliza também aos produtores o disque-aftosa – 0800 679120 – para esclarecer dúvidas e oferecer orientações.

 

Região de Fronteira e Planalto

Para os produtores da Região de Fronteira a liberação do sistema para comercialização das revendas teve início em 28 de abril, e se estende até 31 de maio podendo o registro ser realizado de 1º de maio a 19 de junho.

 

Região do Pantanal

Para os produtores da Região do Pantanal a liberação do sistema para comercialização das revendas teve início em 28 de abril, e a compra e aplicação de 1º de maio a 15 de junho podendo o registro ser realizado de 1º de maio a 30 de junho.



Untitled Document
Últimas Notícias
Izauri assina contrato para construção de 59 casas no Interlagos II
Empreendedores de Maracaju recebem curso de gestão financeira
Jogos entre brigadistas ocorre neste sábado na Copasul
Untitled Document