Untitled Document
TERÇA-FEIRA, 19 DE SETEMBRO DE 2017
07 de ABRIL de 2017 | Fonte: Da redação

Vacinação contra H1N1 começa dia 17 em MS

A Campanha de Imunização contra a Influenza começa em Mato Grosso do Sul a partir do dia 17 de abril, o anúncio foi feito nesta quarta-feira (5) pelo secretário de Estado de Saúde, Nelson Tavares, durante webconferência com os coordenadores dos Núcleos Regionais de Saúde. Para reforçar as ações de vacinação deste ano, o secretário reiterou o compromisso de todos os 79 municípios cumprirem os pré-requisitos de aplicação da vacina em relação ao público-alvo . De acordo com Tavares, para evitar que ocorra a falta de vacinas em determinados locais como no ano passado, é indispensável que as ações ocorram apenas nas unidades de saúde.

 

"A campanha de vacinação contra influenza ocorrerá estritamente nas unidades de saúde e apenas para o público-alvo, são as orientações preconizadas pelo Ministério da Saúde para evitarmos os erros ocorridos em 2016. Contaremos com o cadastro pelos municípios das pessoas que forem vacinadas, mas é importante que as recomendações sejam seguidas", afirmou o secretário.

 

"Teremos vacinas suficientes para atender a população alvo, não haverá motivo para correria. No ano passado tivemos alguns municípios que não seguiram o que foi preconizado, onde vacinas foram aplicadas fora das unidades de saúde, como shoppings e mercados, e acabaram vacinando pessoas fora do público-alvo. As doses são contabilizadas de acordo com a população que, necessariamente, precisa ser imunizada", destacou.

 

Serão encaminhadas para Mato Grosso do Sul aproximadamente 750 mil doses para distribuição aos 79 municípios. O cronograma da campanha funcionará da seguinte maneira:

 

• dia 17 de abril – a vacinação começará pelos profissionais de saúde e crianças de 6 meses a menores de 2 anos;

 

• dia 24 de abril – a vacinação acontece para os grupos de gestantes, puérperas e crianças de 2 anos a menores de 5 anos;

 

• dia 2 de maio – a campanha será aberta para os demais grupos tendo o dia 13 de maio como o Dia D da mobilização.

 

Neste ano a vacinação contra a influenza tem como novidade a inclusão dos profissionais da Educação da rede de ensino básico (Regular, Especial e Educação de Jovens e Adultos – EJA) e superior das escolas públicas e privadas.

 

Além desses profissionais fazem parte do público-alvo: pessoas com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas, população privada de liberdade e profissionais do sistema prisional.

 



Untitled Document
Últimas Notícias
Encontrada ossada de jovem sumido há quase 1 ano em Naviraí
Audiência subsidia projeto de lei que determina avaliação em academias
Naviraí terá casamento comunitário em outubro
Untitled Document