Untitled Document
TERÇA-FEIRA, 01 DE ABRIL DE 2025
28 de MARÇO de 2025 | Fonte: Setesc

Fundesporte firma parceria com universidade para oferecer fisioterapia gratuita a atletas

Parceria também possibilita o desenvolvimento de atividades conjuntas entre a universidade e a Fundesporte.
Foto: Divulgação

Com o objetivo de reabilitar atletas para competições por meio de fisioterapia gratuita, a Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), vinculada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), firmou parceria com a Universidade Anhanguera Unaes, em Campo Grande.

 

A iniciativa busca proporcionar atendimento fisioterapêutico gratuito aos atletas vinculados à Fundesporte, contribuindo para a melhoria de suas condições físicas e desempenho em competições. Os atendimentos ocorrem na clínica da faculdade, no período matutino, de segunda a quinta-feira.

 

Essa parceria também possibilita o desenvolvimento de atividades conjuntas entre a universidade e a Fundesporte, oferecendo aos estagiários do curso de Fisioterapia da Anhanguera a oportunidade de aprimorar suas habilidades práticas e atender tanto atletas iniciantes quanto de alto rendimento.

 

A fisioterapeuta da Fundesporte, Karim Cândido de Oliveira, 45 anos, pós-graduada em ortopedia e fisioterapia desportiva, explica como funciona o processo de atendimento e qual o suporte oferecido aos atletas.

 

“Primeiro, fazemos um contato com o técnico do atleta para uma triagem, avaliando o grau da lesão e verificando se o tratamento será pós-operatório ou se se trata de um recovery esportivo. Também orientamos sobre os exames necessários e se há encaminhamento médico. O atendimento na clínica será realizado por dois estagiários de Fisioterapia, supervisionados por um fisioterapeuta responsável”, detalha Karim.

 

Para o reitor do Centro Universitário Anhanguera, Cleonis Cavalcanti, essa colaboração abre portas para novas parcerias.

 

“Esta é apenas a primeira de muitas iniciativas em conjunto com a Fundesporte. Temos diversas oportunidades de parceria nas áreas de Psicologia, Educação Física e, claro, Fisioterapia. Estamos honrados em fazer parte desse projeto e, com certeza, estaremos presentes em outros eventos da Fundação”, salienta o reitor.

 

Já a fisioterapeuta e coordenadora do curso de Fisioterapia da Anhanguera Unaes, Gisele Abreu, destaca a importância da iniciativa para a recuperação dos atletas.

 

“Nosso objetivo é atender atletas em processo de reabilitação, seja por conta de lesões recentes ou de um tratamento já em andamento, para que possamos devolvê-los às suas atividades esportivas com segurança e saúde. Eles passarão pela fisioterapeuta da Fundesporte, Karim, que será responsável pelo encaminhamento. Acreditamos que os técnicos dos atletas trarão essa demanda para ela e, a partir dessa triagem, organizaremos os atendimentos”, afirma Gisele.



Untitled Document
Últimas Notícias
Gaecos e Polícia Civil cumprem mandados em Naviraí e Foz do Iguaçu
Governo de MS lança mais R$ 180,8 milhões em obras de infraestrutura rodoviária e urbana
Operário marca no fim e sai na frente do Ivinhema na final do Campeonato Sul-Mato-Grossense
Untitled Document