Sete em cada dez municípios do Mato Grosso do Sul já fizeram as suas conferências municipais, de desenvolvimento urbano ou das cidades, para debater questões que mexem com o dia a dia da população. Entram aí temas como ordenamento territorial e planejamento urbano, mobilidade, moradia e saneamento. As conferências municipais servem de base para o encontro estadual, que será em junho, e para a Conferência Nacional das Cidades, que será realizada pelo Ministério das Cidades, em agosto, em Brasília.
“A administração pública, juntamente com a sociedade civil organizada entenderam perfeitamente a necessidade de se discutir temas importantes para as políticas públicas de desenvolvimento urbano, destacando o fortalecimento e gestão democrática em nosso estado”, disse Tânia Marques, coordenadora do Conselho Estadual das Cidades do Mato Grosso do Sul.
A 7ª edição da Conferência Estadual das Cidades do Estado do Mato Grosso está marcada para os dias 5 e 6 de junho, e deve reunir 370 delegados eleitos, e mais de 300 propostas apresentadas durante as conferências municipais – que devem ser realizadas até o dia 30 de abril.