Untitled Document
SÁBADO, 19 DE ABRIL DE 2025
31 de JANEIRO de 2025 | Fonte: Da redação

Piloto morre em acidente de avião quando se preparava para pousar em MS

O avião estava em processo de pouso em uma pista particular quando caiu.
Aeronave ficou completamente danificado após queda em área rural de Iguatemi e o piloto morreu no local (Foto: Divulgação/ Polícia Civil)

Um piloto de avião identificado como Lucas Gomes Basílio Becker, de 35 anos, morreu quando na queda de um avião quando a aeronave se preparava para pousar. O acidente ocorreu na tarde de quinta-feira (30/01), em uma fazenda de Iguatemi (MS). O piloto fazia reconhecimento da área antes de aplicar veneno na plantação.

 

A aeronave Embraer 201A Ipanema, modelo PT-UCW, pertencia a uma cooperativa agroindustrial, que confirmou o acidente em nota oficial. Segundo a empresa, o avião estava em processo de pouso em uma pista particular quando caiu.

 

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou que a aeronave estava regularmente registrada no RAB (Registro Aeronáutico Brasileiro). A perícia será conduzida pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), com apoio do Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado) da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul.

 

As diligências iniciaram na manhã desta sexta-feira (31/01), quando a equipe do Cenipa chegou à propriedade para apurar as causas do acidente.

 

Lucas não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Equipes do Dracco e da delegacia de Iguatemi estiveram na fazenda para coletar informações sobre o ocorrido. A cooperativa informou que está colaborando com as investigações e prestando assistência à família do piloto.

 

Segundo explicou a delegada Ana Claudia Medina, Lucas Becker decolou de Caarapó – onde fica uma das unidades da cooperativa agroindustrial responsável pelo avião – e foi para a área de pouso. 

 

Lá, o piloto começou a reconhecer a área, fez uma passagem baixa para averiguar se não havia animal na pista, quando houve a queda.

 

Assim, durante o reconhecimento da área, uma equipe já aguardava pelo piloto para carregar a aeronave. “Os técnicos estavam aguardando ele lá, pois ele ia carregar a aeronave ainda com agrotóxico para poder fazer a aplicação”, explicou a delegada. 

 

Porém, após a passagem baixa, o avião caiu às margens de uma estrada. Ainda de acordo com a delegada, a aeronave caiu a cerca de 200 metros da cabeceira da pista. “Ele estava fazendo uma manobra já para o pouso e nessa manobra acabou tendo o sinistro”, detalhou Medina.

 

O avião pertencia a coopetativa agroindustrial C. Vale, que informou, em nota ao Dourados Agora, que o piloto agrícola se preparava para aterrissagem em uma pista particular, quando houve o acidente, por motivos ainda desconhecidos. A cooperativa diz ainda que está prestando assistência aos familiares da vítima e à disposição das autoridades competentes.

 

Confira a nota completa da cooperativa:

"A C.Vale informa que, na data de hoje, 30 de janeiro de 2025, houve um acidente aéreo que vitimou o piloto agrícola Lucas Gomes Basílio Becker. O acidente aconteceu durante a aterrissagem da aeronave modelo Embraer 201A Ipanema /PT-UCW, em uma pista particular no município de Iguatemi (MS). As autoridades de resgate estão no local e a cooperativa aguarda novas informações da perícia e da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). A C.Vale está à disposição das autoridades competentes e prestando assistência aos familiares da vítima.”



Untitled Document
Últimas Notícias
Na WTM Latin America, Mato Grosso do Sul lança os festivais América do Sul e de Inverno de Bonito
PRF inicia Operação durante feriado prolongado no MS
Governo de Mato Grosso do Sul antecipa pagamento do Mais Social para mais de 37 mil beneficiários
Untitled Document