Atual campeão estadual, o Operário vem para a temporada 2025 com calendário completo e mesclando no elenco veteranos e novatos. O Galo estreia no sábado (18/01), às 16h, contra o Águia Negra, no Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande.
Além da 47ª edição do Campeonato Sul-Mato-Grossense, o clube de Campo Grande vai disputar em 2025 a Copa Verde, também em janeiro, a Copa do Brasil e a Série D do Campeonato Brasileiro.
De acordo com o diretor executivo de futebol do Operário, Renne Franco, todas as competições foram consideradas para a formação do elenco, que mantém 44% do time campeão em 2024.
– A gente tem um grupo qualificado, um grupo que a gente acredita que possa lutar pelo bicampeonato estadual e fazer uma boa Copa Verde e Copa do Brasil. A série D, como é uma competição que finaliza essas outras três, a gente vai ter uma resposta e saber como é que foi o nosso primeiro semestre. A gente espera sair vitorioso, principalmente no campeonato estadual – projeta o diretor executivo.
Em acordo com o objetivo da diretoria de manter a base do time campeão em 2024, Leocir Dall’Astra também volta como treinador.
Chegando na reta final da participação do alvinegro na Série D do Brasileirão em 2023, esta será a primeira vez que o técnico gaúcho deve guiar a equipe em todas as competições da temporada.
– Nós temos que pensar cada jogo em seu campeonato. Nós temos dia 18 o Campeonato Estadual iniciando com o Águia Negra aqui e temos que fazer uma boa apresentação. E já no dia 22, três dias após, já temos uma decisão [estreia na Copa Verde]. É uma decisão que o Operário estava esperando há muito tempo e nós podemos sim talvez começar a fazer história mais uma vez no Operário, se nós passarmos. Então, nós estamos trabalhando para que isso possa acontecer – diz Dall'Astra.
Entre os pilares mantidos de 2024 está o goleiro Elisson, de 37 anos, importante peça na conquista do 13º título. Com 7 gols sofridos, ele foi o goleiro menos vazado do Sul-Mato-Grossense 2024. O time terminou a primeira fase da competição invicto e perdeu apenas dois jogos na última edição.
– A gente está aqui para continuar a nossa história. Tenho certeza que esse ano, com a equipe formada com os novos atletas que chegaram e com a espinha dorsal que foi mantida, tenho certeza que nós vamos dar muita alegria ao torcedor do Galo. Pode ter certeza que dedicação, raça e vontade dentro de campo não vão faltar – promete Elisson.
Assim como Elisson, o lateral direito Matheus Bidick, de 31 anos, retorna a Mato Grosso do Sul para vestir o uniforme alvinegro pelo segundo ano consecutivo.
“A gente vem com uma base boa do ano passado. A maioria conhece aqui, o clima, o estado e como funciona”, comenta ao ge.
Aos 24 anos, o volante Kaio César calça as chuteiras pela primeira vez em Mato Grosso do Sul. Entusiasmado, busca se encaixar no modelo do time.
– O estilo de jogo do professor Dall’Astra é bem agressivo, é vertical, gosta de jogar para frente, gosta de marcar em cima, então esse é o foco dele. Para quem está chegando tem que se adaptar. Quem estava aqui, o time é o atual campeão, [então] já tem uma base. A gente tem que se adequar a isso – fala Kaio.
No sábado (18), o Operário estreia no estadual contra o Águia Negra, às 16h, no Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande. O jogo marca a volta do tetracampeão de Rio Brilhante à primeira divisão.
“Não pode ter vaidade. Lógico que nós temos ambições bastante grandes, mas para isso nós temos que trabalhar respeitando sempre os adversários”, afirma o técnico Dall’Astra.