Untitled Document
SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
08 de AGOSTO de 2016 | Fonte: G1-MS

Campo Grande cria programa de prevenção contra diabetes

Cidade tem 7,7% de sua população adulta com a doença, diz Vigitel. Lei inclui teste de teor de sangue na triagem de pacientes da rede pública.
Teste do teor de açúcar no sangue será incluído entre os procedimentos de triagem na rede pública (Foto: Oswaldo Forte/O Liberal)

Campo Grande tem 7,7% de sua população adulta com diabetes, segundo dados da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico(Vigitel) de 2014, do Ministério da Saúde. Na época do levantamento era o 12º maior percentual entre todas as capitais do país. Para reduzir esse índice, a prefeitura criou um programa de prevenção contra a doença.

O diabetes é uma doença em que há aumento de glicemia (açúcar no sangue). Pode ocorrer porque o pâncreas não produz insulina suficiente ou pelo fato desta não atuar de maneira adequada no organismo para reduzir a glicemia.

 

A lei que instituiu o programa foi publicada na edição desta segunda-feira (8), do Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande). O texto prevê ações coletivas e preventivas visando melhorar a qualidade de vida de pessoas com a doença, multidisciplinaridade de ações, desenvolvimento de instrumentos de informação, análise, avaliação e controle por parte dos serviços de saúde e formação permanente dos trabalhadores da rede de serviços de saúde.

 

Também assegura a pessoa com diabetes, direito aos remédios utilizados no tratamento, aos instrumentos e aos materiais de autoaplicação dos medicamentos e autocontrole, de modo a assegurar a maior autonomia possível a esses pacientes.

 

A lei inclui ainda no protocolo de atendimento médico de urgência, emergência e de rotina, nas unidades de saúde do município do exame de glicemia, com a inclusão do teste do teor de açúcar no sangue no procedimento de triagem, junto com os outros exames previstos nas normas operacionais do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

O programa também prevê a realização de palestras e seminários com temas voltados a diabetes e assuntos relacionados, que serão ministradas nas escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme) e nos centros de educação infantil (Ceinfs).



Untitled Document
Últimas Notícias
Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 72 milhões
Invicto há sete jogos e em boa fase, Palmeiras volta a Barueri para duelo com o Inter
Untitled Document