Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024

Caravana da Saúde atende em Dourados a partir de quinta, dia 14

Representantes do município e Estado se reuniram para falar sobre como os serviços que serão oferecidos durante o evento, que acontece de 14 a 26 de abril
Reunião entre Estado e Município sobre Caravana da Saúde (Foto: Divulgação)

A estrutura física para a realização da Caravana da Saúde é montada no Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão, o "Jorjão", em Dourados. Através da Secretaria Municipal de Saúde com o apoio de outros órgãos municipais, a prefeitura dá todo o suporte e estruturação para que os serviços sejam executados, o evento se torne realidade e contribua para a redução na fila de espera por procedimentos no município.

 

As ações da Caravana e sua estruturação foram discutidas na manhã de quinta-feira, 07 de abril, no gabinete do prefeito Murilo. Representantes do município e Estado estiveram reunidos para falar sobre como os serviços serão oferecidos.

 

A Caravana começa na quinta-feira (14) e segue até o dia 26 deste mês de abril. "Serão realizadas pelo menos 1,5 mil cirurgias eletivas que nós conseguimos, como geral, ortopédica, de otorrino e muitas outras", explica o secretário de Saúde, Sebastião Nogueira.

 

Além disso, estão previstas mais 1 mil tomografias, 2,6 mil ultrassonografias, 500 ressonâncias, além de 500 exames laboratoriais. Estes procedimentos, assim como as cirurgias, serão realizados com pacientes que já estavam na fila de espera do SUS (Sistema Único de Saúde), visto que o objetivo da ação é garantir procedimentos a quem estava em espera ao longo dos anos.

 

Apenas para os casos de cirurgias de catarata a demanda é espontânea, ou seja, o paciente que já tem o diagnóstico da doença ou não, e que possua acima de 55 anos de idade, pode procurar a Caravana no "Jorjão". O serviço estará disponível durante todos os dias do evento.

 

A carreta do Hospital do Câncer de Barretos também vai passar pelas atividades, para a realização de mamografia e exame preventivo de câncer do colo do útero, o Papanicolau. Um amplo trabalho preventivo de orientação sobre as mais diversas doenças e formas de prevenção também será levado à Caravana. Entre estas estão à saúde da mulher, homem, bucal, doenças sexualmente transmissíveis, dengue, saúde do trabalho e muitas outras.

 

Na região do Grande Água Boa, onde está no "Jorjão" também são realizadas ações de conscientização e de limpeza. Esta é feita com equipes da Vigilância da Secretaria de Saúde, Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Exército, entre outros parceiros voluntários.

 

Para a realização de cirurgias, consultas e outros procedimentos de saúde, além da estrutura montada no "Jorjão" haverá três hospitais de suporte para o evento. São estes o HRGD (Hospital Regional da Grande Dourados), Hospital Cassems e Hospital da Vida, sendo que este último teve a estruturação de sala e leitos de UTI que ficarão posteriormente para acrescentar às melhorias que já vem sendo feitas.

 

"A gente vem lutando ano a ano e há uma melhora significativa na Saúde de Dourados, com estruturação de serviços e conquista de procedimentos para agilizar a fila de espera. A Caravana vem para contribuir com esse trabalho e ajudar a resolver essa questão dos pacientes que estão aguardando", explica Nogueira.

 

A Caravana da Saúde é realizada pelo Governo do Estado, que o apoio e suporte da prefeitura que oferece não só estrutura física, como toda a regulação de pacientes que serão atendidos, oferta de médicos que farão os procedimentos, mobiliários, entre outros. Vários parceiros também são voluntários na ação, como entidades do Sistema S, órgãos de justiça, associações, instituições militares, ligadas à saúde e muitas outras.

 

"Nós temos somente a agradecer à prefeitura por se colocar a disposição para a Caravana. Todas as secretarias se colocaram muito dispostas, e a Secretaria de Saúde tem trabalhado além da rotina para atender essa demanda", afirmou o assessor técnico de ações de regionalização da Caravana da Saúde, pelo Governo do Estado, em reunião nesta quinta-feira.

 

Um exemplo de atividade que não é de saúde e faz parte da Caravana é o casamento. Equipe do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) vai realizar a união matrimonial de casais. Para buscar informações sobre o atendimento, basta procurar o evento no "Jorjão".



Untitled Document
Últimas Notícias
Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 72 milhões
Invicto há sete jogos e em boa fase, Palmeiras volta a Barueri para duelo com o Inter
Untitled Document