Untitled Document
TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
03 de ABRIL de 2016 | Fonte: O Globo

Consumo diário de café reduz risco de câncer colorretal

Ingestão moderada da bebida diminui ocorrência da doença em 26%, diz pesquisa
Café contém elementos que contribuem para a saúde colorretal (Foto: Divulgação)

— Não importa o seu tipo preferido de café, fique à vontade para bebê-lo. Pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia (USC) afirmam que o consumo da bebida reduz em até 26% o risco de câncer colorretal.

 

O estudo americano examinou mais de 5.100 homens e mulheres que foram diagnosticados com câncer colorretal nos últimos seis meses, e quatro mil pessoas sem histórico da doença. Os participantes relataram seu consumo diário de café expresso, instantâneo, descafeinado ou filtrado, assim como a ingestão de outras bebidas, além de preencherem um questionário sobre hábitos alimentares, frequência de atividade física, tabagismo e histórico familiar da doença.

 

O levantamento mostra que, isolando os outros fatores de risco da doença, até um baixo consumo de café — de uma a duas xícaras por dia — provoca uma redução de até 26% no risco de desenvolver câncer colorretal. E esta diminuição chega a 50% entre aqueles que bebem mais de 2,5 xícaras por dia — uma ocorrência observada no consumo de todos os tipos de café, inclusive o descafeinado. Por isso os pesquisadores ressaltam que ninguém precisa recorrer descontroladamente à bebida.

 

— Ficamos surpresos em ver que a cafeína não exerce um papel fundamental — revela Gruber. — Isso indica que ela sozinha não é responsável pelas perspectivas de proteção de tumores oferecidas pelo café.

 

O café contém elementos que contribuem para a saúde colorretal em geral. A cafeína atua como antioxidante, limitando o potencial de crescimento de células do câncer do cólon. Compostos químicos gerados durante o processo de torra do grão de café teriam papel no incentivo à mobilidade do cólon.

 

O câncer colorretal é curável quando detectado precocemente, antes de se espalhar para outros órgãos. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que 34.280 novos casos serão registrados ainda este ano no país.



Untitled Document
Últimas Notícias
Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 72 milhões
Invicto há sete jogos e em boa fase, Palmeiras volta a Barueri para duelo com o Inter
Untitled Document