Untitled Document
SÁBADO, 23 DE NOVEMBRO DE 2024
23 de MAIO de 2015 | Fonte: BBC

Irlanda é o primeiro país a aprovar o casamento gay por voto popular

Irlanda legaliza o casamento gay através do voto popular
O resultado a favor foi superior a 60%

A Irlanda se tornou o primeiro país do mundo a legalizar o casamento gay por voto popular. Mais de 3 milhões de irlandeses foram às urnas neste sábado. O resultado foi de aproximadamente 62% a favor contra 37% contra. No final da manhã, representantes contrários ao casamento gay já tinham reconhecido a derrota enquanto os ministros do governo já afirmam que o "sim" venceu.


A campanha chegou a ter votos de irlandeses que não moram mais no país mas fizeram questão de participar. O castelo de Dublin foi aberto parcialmente para que um público de duas mil pessoas pudesse assistir a declaração do resultado em um telão.


A pergunta do plebiscito era: "O casamento pode ser contraído de acordo com lei por duas pessoas, sem distinção do seu sexo?". Na Irlanda, qualquer emenda constitucional, após ser aprovada em Parlamento, deve ser levada a um plebiscito popular.


- Obviamente há um certo grau de decepção, mas sou filosófico sobre a decisão. Era uma batalha difícil, havia muito menos organizações no lado do 'não', enquanto todos os grandes partidos políticos apoiavam o 'sim' e tivemos corporações vindo a público pela primeira vez para dizer como deveríamos votar em um assunto particular - afirmou David Quin, do Instituto Iona, um grupo católico, para a BBC.


O ministro da Saúde, Leo Varadkar, o primeiro ministro na história irlandesa a se assumir abertamente gay, afirmou que a campanha foi "quase uma revolução social". No Twitter, o ministro da Igualdade, Aodhan O Riordain, decretou a vitória do 'sim' horas antes do resultado oficial.


"É isso. As urnas principais já foram abertas. Deu sim. E foi uma avalanche em Dublin. Estou tão orgulhoso de ser irlandês hoje".


A união entre pessoas do mesmo sexo é legal em 19 países do mundo. A Irlanda historicamente se posicionou de maneira conservadora em relação ao tema. Até 1993, ser gay era crime. No entanto, uma pesquisa de opinião feita antes da eleição demonstrou que 70% da população pretende apoiar a causa.


Desde 2010, o país possui uma lei que reconhece como legal a união civil de pessoas do mesmo sexo. Porém, há diferenças entre a união civil e o casamento, o principal deles é que o segundo é protegido pela Constituição.


Nas redes sociais, personalidades importantes se manifestaram sobre o resultado. “Muito bem, Irlanda”, escreveu a pré-candidata à presidência dos Estados Unidos Hillary Clinton, em sua conta oficial no Twitter. O primeiro ministro do Reino Unido, David Cameron, declarou: “Parabéns ao povo da Irlanda, depois da votação a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo, deixando claro que todos são iguais, sejam héteros ou gays”.



Untitled Document
Últimas Notícias
Pecuaristas de MS devem atualizar cadastro de rebanhos na Iagro até o dia 30 de novembro
STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal
TJD-MS estabelece até 4 de dezembro nova eleição da Federação de Futebol
Untitled Document