Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
16 de MARÇO de 2022 | Fonte: Assessoria

Gerência de Desenvolvimento Econômico apresenta balanço positivo da 1ª etapa de ações da VISA e SIM

Evento também apresentou treinamento de Boas Práticas de Fabricação e Manipulação de Alimentos a colaboradores e técnicos de açougues e supermercados.
Médica veterinária Ana Paula Catalano Neto durante palestra sobre a correta fabricação/manipulação de alimentos de origem animal e acerca das legislação sanitária (Foto: Roney Minella)

A GEDEC – Gerência de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura de Naviraí realizou, mais um encontro envolvendo colaboradores e responsáveis técnicos de estabelecimentos comerciais que fabricam e manipulam alimentos. Gerentes municipais, representantes dos órgãos de fiscalização da prefeitura e a fiscal da Vigilância Sanitária Estadual Maria Neuza do Vale também participaram da reunião.

 

Um balanço da 1ª etapa das ações do SIM – Selo de Inspeção Municipal e da VISA – Vigilância Sanitária Municipal, que atuou na orientação e fiscalização em açougues e supermercados, abriu o evento ocorrido dia 10 de março. O ponto alto da reunião foi o Treinamento de Boas Práticas de Fabricação e Manipulação de Alimentos, sobretudo, os de origem animal.

 

Foram abordados o Programa de boas práticas de fabricação e manipulação, Principais não conformidades encontradas nos estabelecimentos de Naviraí, Contaminação alimentares e Contaminação cruzada (transferência de contaminantes biológicos, como microrganismos patogênicos, entre alimentos, superfícies e materiais de produção), Controle de Pragas e Vetores urbanos.

 

A Legislação sanitária e os Serviços de inspeção municipal também fizeram parte do conteúdo programático do treinamento. “O evento foi muito produtivo. Os participantes interagiram bastante. Foi uma troca de experiências muito satisfatória entre os órgãos de fiscalização, gerentes e os colaboradores ligados diretamente à produção dos alimentos”, analisa a médica veterinária da GEDEC, Ana Paula Catalano Neto.

 

Um dos participantes, gerente de supermercado que atua há muitos anos no estado e fora do estado afirmou que nunca viu um trabalho tão bem executado dos órgãos de fiscalização como encontrou em Naviraí. “Recebemos todas as informações, orientações e, principalmente, somos tratados com respeito permitindo a troca mútua de experiências”, afirma o profissional.

 

“Esta é apenas a primeira etapa de um trabalho que será realizado continuadamente ao longo de todo o ano. Programamos um trabalho completo em que, cada bloco será finalizado com uma capacitação e com coleta de produtos para análises laboratoriais”, informa o gerente da VISA, médico veterinário José Mário Fernandes. “O objetivo destas análises é verificar a condição final dos produtos comercializados à população naviraiense, para que chegue à mesa do consumidor alimentos de primeira qualidade”, acrescentou a fiscal de VISA Cristiane da Costa Vazon.

 

“Recebemos a incumbência da prefeita Rhaiza Matos de atuar para que os produtos fabricados em Naviraí tenham o selo de inspeção. Por isso, temos a satisfação de participar desta construção que, de um lado, qualifica os fabricantes e, de outro, protege os consumidores através de um trabalho que só tem o objetivo de fortalecer os produtos genuinamente com as marcas de Naviraí. O Selo de Inspeção Municipal é a chancela de que os produtos têm origem e qualidades aprovadas. Este resultado da união da GEDEC, VISA e SIM”, afirma o gerente de Desenvolvimento Econômico Eugênio Guedes.



Untitled Document
Últimas Notícias
Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 72 milhões
Invicto há sete jogos e em boa fase, Palmeiras volta a Barueri para duelo com o Inter
Untitled Document