Momento em que idosa de 96 anos deixa a UTI Covid, acompanhada pela equipe filha e a equipe do Hospital Municipal de Naviraí (Foto: Roney Minella/ Assessoria) |
Uma senhora de 96 anos, foi a primeira paciente a ter sua vida salva após a ativação de 10 leitos de UTI Covid, ocorrida na tarde de sexta-feira (11/02), no Hospital Municipal de Naviraí. A idosa deixou a Unidade de Terapia Intensiva da Covid por volta das 10h30 de desta quarta-feira (16/02), e já está em leito clínico da enfermaria feminina do HMN.
Marinêz Cazuza de Souza, 58 anos, filha da paciente, imensamente feliz, foi recepcionar a saída de sua mãe da UTI. A saída foi acompanhada por técnicos de enfermagem, enfermeiras, médicos Luiz Gusmão (Intensivista da UTI) e Carlos Silvio Martins (Diretor Técnico do HMN), Tatiane Mesquita Gonçalves (Diretora do Hospital Municipal de Naviraí), e Patrícia Marques Magalhães (Gerente de Saúde do Município).
Filha, Marinêz Cazuza de Souza, se emociona ao ver sua mãe deixar a UTI Covid do Hospital Municipal de Naviraí (Foto: Roney Minella/ Assessoria) |
“Minha mãe estava tossindo demais e a febre estava descontrolada. Quando foi confirmada a Covid, a família toda ficou preocupada. Filhos que residem em outro estado vieram. Pensamos que iríamos perder a mamãe. Mas, Deus é mais, ouviu nossas preces e orações de todos. Esse momento é muito especial porque Deus devolveu minha mãezinha para nós”, afirmou emocionada Marinêz de Souza que é católica, e há 16 anos é a cuidadora de sua mãe.
“Ela deu entrada na UTI na noite de sexta-feira, necessitando de oxigênio e terapia intensiva. Como obtivemos boas respostas ao tratamento, após 48 horas, foi possível fazer o desmame. Identificamos a saturação de 96% e ela manteve essa média, por isso, está sendo possível a alta da UTI”, explicou o médico Luiz Gusmão, ao relatar que a paciente é acamada de longa data e possui limitações físicas.
Foto: Roney Minella/ Assessoria |
A idosa que deixou a UTI Covid do HMN nunca havia ficado internada em uma Unidade de Terapia Intensiva. Ela tomou três doses da vacina contra a Covid. Tem sequela de AVC prévio e foi diagnosticada com o coronavírus no dia 5 de fevereiro. Com a saída da UTI, devido à sua idade, agora será acompanhada pela filha junto ao leito clínico. No Hospital Municipal continuam internados na UTI outros 7 pacientes, sendo 3 de Naviraí e os demais oriundos de outros municípios.
“Não tem como esconder a nossa satisfação por vermos mais uma pessoa deixando a UTI Covid. Esse é o resultado da união de esforços das autoridades aqui de Naviraí e do Governo do Estado que ativaram a tempo os 10 leitos de UTI Covid aqui no Hospital Municipal, atendendo reivindicação da prefeita Rhaiza Matos e de nós da Gerência de Saúde”, afirmou a gerente Patrícia Magalhães.