Área queimada e fogo alto iniciado por raio em Naviraí (Foto: Divulgação/Bombeiros) |
Dez dias após incansável trabalho para extinguir as chamas que atingiram os parques Estadual e Municipal de Naviraí, o problema retornou. Desta vez, um raio que caiu na região no último sábado (22/01) criou um novo foco de incêndio, que ainda se mantém.
Segundo o Corpo de Bombeiros, ambos os parques sofreram com o grande incêndio, que iniciou no dia 31 de dezembro do ano passado. No dia 2, foi montada uma operação para extinguir as chamas e com a ajuda da chuva, a situação foi amenizada no dia 12 de janeiro e, desde então, era monitorada. Contudo, um raio no fim de semana fez com que os trabalhos fossem retomados.
O comandante do 6° Subgrupamento de Bombeiros Militares Independentes de Naviraí, capitão Ivan Avila Teixeira, disse que até o momento, todos os 16 mil hectares do Parque Municipal e boa parte do Parque Estadual, que atualmente tem expansão de cerca de 75 mil hectares, foram destruídos.
Foto: Divulgação/Bombeiros |
“A grande preocupação era porque o fogo seguia para uma área de reflorestamento, cujo plantio foi iniciado há cinco anos, mas conseguimos fazer a proteção dele”, explicou.
O fogo segue queimando em direção a uma propriedade privada, fazenda pica fumo, que faz fronteira com os parques, mas segundo o capitão, já foi acionado apoio aéreo para auxiliar os 23 militares no combate e os outros três que trabalham em apoio na logística.
"Os últimos dias foram complicados. As altas temperaturas não ajudam. Hoje fez 39°C. A esperança é que está formando tempo para chuva e amanhã, também tem previsão”, afirmou capitão Ivan, esperançoso.