A primeira semana de Ronaldo Fenômeno como investidor do Cruzeiro começou com a euforia pela promessa de R$ 400 milhões, passou (e ainda continuará passando) por uma auditoria do clube e termina com incertezas em quem será o treinador de futebol da Raposa em 2022.
O último fato foi o pronunciamento de Luxemburgo, na última sexta-feira. O treinador aguarda ainda um contato da nova gestão celeste para saber sobre os planos para 2022 e se eles passam por sua permanência.
- A decisão tem que ser respeitada. Ele (Ronaldo) que comprou o Cruzeiro, ele que sabe como vai administrar. Só acho desnecessária a exposição de um profissional que está há tantos anos no mercado, que as pessoas sabem o que ele pode entregar e não pode entregar. E essa avaliação, essa pesquisa, se fica ou não fica, se vai avaliar o trabalho, só expõe o trabalho dos dois lados - disse o treinador.
Os primeiros passos da equipe que trabalha com Ronaldo trouxeram incertezas para Luxemburgo e sua comissão técnica. A começar pelo silêncio quanto ao futuro. Um segundo ato foi a descontinuidade da colaboração de Alexandre Mattos. Um sinal de que o que foi planejado, anteriormente, não foi 100% comprado pelo Fenômeno.
Como o ge já trouxe, Ronaldo quer trabalho com nomes de confiança e com quem conhece. Normal para quem promete fazer um alto investimento no Cruzeiro. Nomeou executivos que trabalhavam no Valladolid para capitanear a passagem de bastão: Gabriel Lima e Paulo André.
Auditoria no Cruzeiro
A mudança na gestão de futebol do Cruzeiro é só um dos passos que a gestão de Ronaldo demonstra que irá fazer. Desde o anúncio de que o ex-jogador irá realizar investimento na Raposa, tem sido feito uma intensa troca de informações entre a diretoria do clube mineiro, todas as áreas em que o Fenômeno irá atua e seus comandados.
Ronaldo tem feito até contato com o mercado, com pessoas que já mantiveram relacionamento com o Cruzeiro, como negócios e parcerias para entender o momento do clube. A ideia é concluir em até 120 dias o processo de transição. Até lá, Ronaldo irá fazer aportes emergenciais, como manter salários em dia e pagar o transfer ban.