Depois da tentativa de contratar Daniel Alves em setembro, o Fluminense já tem outro "medalhão" na mira: trata-se de Felipe Melo, que está em fim de contrato com o Palmeiras e não deve continuar no Allianz Parque. O ge apurou que a diretoria carioca vê o volante, bicampeão da Copa Libertadores da América, com o perfil ideal para liderar o Tricolor em 2022 e já fez uma sondagem inicial ao jogador de 38 anos.
No Palmeiras desde 2017, Felipe Melo colecionou títulos e ganhou, além das duas Libertadores, um Campeonato Brasileiro, uma Copa do Brasil e um Campeonato Paulista. Ele chegou a renovar contrato em 2019, mas a gestão Maurício Galiotte, que termina no dia 15 de dezembro, optou por não prorrogar outra vez o vínculo e deixar a decisão para a próxima presidente, Leila Pereira.
Leila foi eleita no último dia 20 e nunca escondeu sua admiração por Felipe Melo, mas disse que a decisão sobre a renovação seria amparada pela comissão técnica. Nos bastidores, porém, a tendência é que a troca de gestão não influencie em uma mudança de cenário do volante, que aguarda uma reunião com a diretoria e seu empresário.
Felipe Melo já manifestou publicamente seu desejo de renovar com o Palmeiras, mas não fecha as portas para sondagens de outras equipes. Revelado pelo Flamengo e com passagens por Grêmio e Cruzeiro no Brasil, o jogador também teve seu nome especulado em 2021 no país ao Inter, além de Boca Juniors e Estudiantes na Argentina.
O Fluminense busca um volante "cascudo" no mercado e, além da experiência e liderança de Felipe Melo, na maioria das vezes como capitão, ele também tem outra característica muito valorizada pela diretoria tricolor: a versatilidade para exercer outra função. No Palmeiras, por exemplo, vinha sendo frequentemente utilizado pelo técnico Abel Ferreira como zagueiro.
O Fluminense ainda espera o fim do Campeonato Brasileiro para traçar os rumos para 2022, mas, dependendo só de si nas últimas duas rodadas para se classificar para a Libertadores, a diretoria já vem mapeando o mercado atrás de reforços. O lateral-esquerdo Cristiano, do Sheriff, da Moldávia, destaque na fase de grupos da Champions League, também interessa ao clube.