O Palmeiras venceu o Grêmio de virada por 3 a 1 neste domingo (31/10), na Arena, em Porto Alegre, em jogo pela 29ª rodada do Brasileirão. O time gaúcho fazia uma boa partida e abriu o placar com Diego Souza no início do primeiro tempo, mas outra vez voltou a sentir o peso emocional de brigar para escapar de rebaixamento e cedeu a virada em poucos minutos, ainda na primeira etapa. Raphael Veiga empatou de pênalti aos 45 e virou o jogo quatro minutos depois, em chute rasteiro da entrada da área. Breno Lopes ainda ampliou nos acréscimos do segundo tempo.
É a quarta vitória seguida do time paulista. Já o time gaúcho, que ainda teve um gol anulado no fim do segundo tempo, segue afundado na vice-lanterna e com seu torcedor cada vez menos esperançoso de escapar da segunda divisão em 2022. No final da partida, a torcida gremista ainda invadiu o gramado, quebrou a cabine do VAR e promovou outras cenas de selvagaria.
Com a vitória, o Palmeiras chega a 52 pontos, reassume a vice-liderança e diminuiu para sete a vantagem do líder Atlético-MG, mas com um jogo a mais. Já o Grêmio segue na vice-lanterna, com 26 pontos. A distância para sair do Z-4 segue em sete pontos O Tricolor tem dois jogos a menos que a maioria dos rivais.
SELVAGERIA
Cenas lamentáveis marcaram o final da partida. Revoltados com a situação do time no Campeonato Brasileiro, um grupo de torcedores do Grêmio invadiu o gramado da Arena após o apito final, quebrou a cabine do VAR e outros equipamentos de transmissão e ainda tentou acessar o túnel de acesso aos vestiários, onde estavam os jogadores. Há ainda relatos de agressão a profissionais de imprensa.
A invasão foi pela Arquibancada Norte, setor sem cadeiras onde ficam as torcidas organizadas e que foi liberado há pouco tempo pelas autoridades para ser ocupado na pandemia. A Brigada Militar entrou em ação, e os torcedores se retiraram do gramado. Em outro setor, nas cadeiras superiores, torcedores de Grêmio e Palmeiras trocaram socos, mesmo separados por uma grade de proteção.
PRÓXIMOS JOGOS
O Grêmio volta a campo no meio de semana. Na quarta-feira (3), o Tricolor visita o líder Atlético-MG, às 21h, no Minierão, em jogo atrasado pela 19ª rodada. O Palmeiras terá pela frente o clássico contra o Santos no próximo domingo (7), às 16h, na Vila Belmiro, pela 30ª rodada.