Untitled Document
SÁBADO, 23 DE NOVEMBRO DE 2024
25 de AGOSTO de 2021 | Fonte: Assessoria/ Roney Minella

Prefeitura de Naviraí e PMA instalam placas educativas às margens do rio Amambai

Ação liderada pela Gerência de Meio Ambiente de Naviraí busca conscientizar pescadores e turistas sobre o correto descarte do lixo.
Placas instaladas à margem do rio Amambai pedem a conscientização de pescadores e turistas para não jogarem lixo à céu aberto (Foto: Divulgação)

A Prefeitura Municipal, através da Gerência Municipal de Meio Ambiente e em parceria com a Polícia Militar Ambiental de Naviraí realizou na terça-feira (24/08), a implantação de oito placas de conscientização, às margens o rio Amambai.

 

A iniciativa tem o objetivo de sensibilizar pescadores, turistas e demais públicos que se utilizam do rio para lazer e demais atividades, sobre a importância do descarte adequado dos resíduos sólidos e dos impactos ambientais negativos que o lixo lançado em qualquer lugar pode provocar aos recursos naturais.

 

O rio Amambai possui uma extensão aproximada de 290 km, que abrange dez municípios de Mato Grosso do sul. Desde a sua nascente até a foz, no rio Paraná, são banhados por este rio: Amambai, Aral Moreira, Caarapó, Coronel Sapucaia, Iguatemi, Itaquiraí, Juti, Laguna Carapã, Naviraí e Ponta Porã. De acordo com o Plano Estadual de Recursos Hídricos a referida bacia abrange 31,31% do território de Naviraí.

Placas instaladas à margem do rio Amambai pedem a conscientização de pescadores e turistas (Foto: Divulgação)

O Gerente de Meio Ambiente Luiz Alberto Ávila Silva Junior, citou que existem muitos pescadores que já realizam boas ações, como plantios de árvores na Área de Preservação Permanente (APP), ações de limpeza dos rios e ainda propõem realização de atividades educativas, mas que, infelizmente, ainda existem aqueles que deixam o lixo jogado às margens dos cursos d’água.

 

“Este descarte inadequado, dentre outras ações ambientais perniciosas, resultam em impactos absolutamente prejudiciais à fauna, à flora e aos recursos hídricos. O lixo acaba sendo levado para o leito do rio, sufocando a vida aquática e poluindo toda a natureza. Para evitar e combater todos estes problemas é que atuamos nesta ação de conscientização, por meio das placas de orientação”, justifica Luiz Alberto Ávila Júnior.

 

O gerente destaca o apoio da Polícia Militar Ambiental, por meio do Comandante o Tenente Ismael Carlos Frais Junior, que, mais uma vez, está colaborando com esta e outras ações de conscientização que visam a preservação do ecossistema realizadas pelo Governo de Naviraí.

Foto: Divulgação


Untitled Document
Últimas Notícias
Pecuaristas de MS devem atualizar cadastro de rebanhos na Iagro até o dia 30 de novembro
STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal
TJD-MS estabelece até 4 de dezembro nova eleição da Federação de Futebol
Untitled Document