Carlos Eduardo Vidal (Cadu) e Anthony Fernandez Cáceres (Tonny) são os campeões da temporada 2020/21 do Circuito Brasileiro Sub-19 masculino de vôlei de praia. A dupla sul-mato-grossense venceu todas as três etapas para ficar com o troféu geral. O título da terceira e última etapa veio na terça-feira (13/07), coroando trajetória invicta de cinco jogos. As disputas ocorreram na Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), na Praia da Urca, no Rio de Janeiro (RJ), com vitória na final sobre Federico/Isac (PB) por 2 sets a 0 (21x14 e 21x17).
Cadu e Tonny estão entre os 240 atletas contemplados pelo Bolsa Atleta, programa do Governo do Estado, administrado pela Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte). Eles iniciaram a etapa decisiva com triunfo diante de duas duplas paranaenses na fase de grupos, ambos por 2 sets a 0: Canela/Heitor (21x17 e 21x16) e Vilsomar/João Vitor (21x14 e 21x17).
Os atletas de Mato Grosso do Sul reencontraram Vilsomar e João Vitor (PR) nas quartas de final. O confronto foi equilibrado e a vitória foi construída de virada, por 2 sets a 1 (18x21, 21x14 e 22x20). Na semifinal, a dupla campeã da temporada também teve de correr atrás do placar, levando o duelo para o terceiro set. Os sul-mato-grossenses tiveram de superar Sérgio H./Pedro Lucas, do Rio Grande do Norte, por 2 sets a 1 (19x21, 21x15 e 15x12) para avançar à decisão.
Por ter terminado no lugar mais alto do pódio nas três etapas, Mato Grosso do Sul fechou o ranking masculino da temporada com 600 pontos. A segunda posição geral ficou com a Paraíba, que obteve 480 pontos. O Rio de Janeiro completou o pódio, em terceiro, com 420. “Ser campeão da temporada é muito importante para nossa equipe. Fizemos um trabalho de dois anos pensando nessa temporada. Os meninos e eu estamos muito felizes”, comemora o técnico Roberto Calepes Junior, um dos 30 contemplados pelo programa Bolsa Técnico.
Além da terceira etapa, a segunda, realizada de 8 a 10 de julho deste ano, também foi faturada de forma invicta. Dos 15 jogos disputados em todas as fases do Circuito, a dupla sul-mato-grossense foi derrotada em apenas um. O único revés, por 2 sets a 1 (30x28, 15x21 e 14x16) para Lohan/Vilsomar (PR), aconteceu no primeiro duelo da temporada, na partida inaugural da fase de grupos em Maceió (AL), em fevereiro de 2020.
Somando-se a parada alagoana no ano passado e as fluminenses em 2021, Cadu e Tonny venceram 29 sets e perderam oito. “A temporada foi praticamente perfeita e me sinto muito feliz, porque realizamos um sonho. Sempre íamos de pouquinho em pouquinho atrás dele e treinamos duro para chegar até aqui. Valeu muito a pena”, relata Cadu.
Desde 2014, o Circuito Brasileiro Sub-19 é um campeonato de seleções estaduais, com duplas representando a mesma federação. Cada Estado indica suas delegações nos dois gêneros em busca do título, podendo alterar os times durante a temporada. Se mais de uma dupla do estado disputa a etapa, aquela que fica mais bem colocada é a que pontua para o ranking geral da competição.