Felipe Melo não faz parte hoje do planejamento do Palmeiras para 2022, mas deve seguir atuando normalmente pelo clube até o final desta temporada e por outro clube a partir do ano que vem. Em entrevista recente ao ge, o volante afirmou que pretende atuar por mais dois anos antes de encerrar a carreira.
– Pego meus números da temporada passada, que acabou há pouco, eu vejo que fisicamente ainda posso contribuir para uns dois ou três anos mais – afirmou o atleta de 38 anos, no fim de março.
Na última quarta-feira (07/07), Felipe Melo afirmou que aguardava um posicionamento do presidente Maurício Galiotte sobre o seu futuro no Verdão. O dirigente decidiu que não irá renovar o vínculo que se encerra em abril. A decisão já havia sido comunicada ao atleta por Anderson Barros, mas causou surpresa.
Sem empresário, o atleta agora aguarda ofertas de outros clubes e deve dar prioridade ao mercado do exterior, mas uma permanência no futebol nacional não está descartada. A menos de seis meses do fim do vínculo, ele está livre para assinar um pré-contrato.
Em 2021, Felipe Melo já completou nove partidas no Campeonato Brasileiro, o que o impede de atuar na Série A por outro clube nesta temporada. Antes de definir seu futuro no Verdão, ele chegou a ser procurado pelo Lugano, da Suíça, atual clube do técnico Abel Braga, e foi especulado como possível reforço do Boca Juniors, da Argentina.
Capitão do Verdão desde o início de 2020, Felipe Melo, que foi contratado em 2017, fez 205 jogos pelo clube até hoje e marcou 12 gols. Ele é o atleta de linha com mais vitórias na Libertadores (22, empatado com Willian e Gómez), o terceiro do atual elenco com mais jogos e que mais vezes atuou no Allianz Parque (90) e o quinto com mais venceu no século (124).
Os números de Felipe Melo no Palmeiras:
2021: 24 jogos
2020/2021: 42 jogos e um gol
2019: 49 jogos e seis gols
2018: 58 jogos e três gols
2017: 32 jogos e dois gols
O presidente Maurício Galiotte vive os últimos meses da sua gestão e decidiu não prorrogar o atual vínculo. A decisão poderá ser reconsiderada pelo novo presidente, que será escolhido em novembro.
Após o jogo contra o Grêmio, Felipe Melo afirmou também que se mantém focado na disputa por mais títulos com a camisa palmeirense. Ele já venceu o Brasileirão de 2018, o Paulistão de 2020, a Libertadores de 2020 e a Copa do Brasil de 2020 pelo clube.
– Sou um cara todo focado, meu foco é ser campeão novamente no Palmeiras, escrever mais um capítulo de uma linda história. É um clube que eu já passei de tudo. O treinador falou que conta comigo. Se eu tenho confiança do treinador, do meu torcedor e dos meus companheiros, para mim isso basta. Vamos ver o que vai acontecer no futuro – disse o atleta.