Mato Grosso do Sul tem nesta quinta-feira (18/03), 956 pessoas internadas por Covid-19. É o maior número de toda a pandemia e a nona vez, em um período de dez dias, que o recorde de hospitalizações por causa da doença é quebrado no estado.
Segundo a secretaria estadual de Saúde (SES), dos hospitalizados, 523 estão em leitos clínicos e 433 unidades de terapia intensiva (UTIs), das quais 332 são públicas e 101 em instituições privadas.
De acordo com o sistema Mais Saúde, do governo do estado, até às 10h14 desta quinta-feira, a taxa de ocupação de leitos de UTI voltados para atendimento de pacientes com Covid-19 em Mato Grosso do Sul era de 102,7%. Em Campo Grande, o índice era ainda mais alto, 105%.
Desde o dia 9 de março, quando o recorde de internações pela doença vem sendo quebrado quase que diariamente as autoridades de saúde tem alertando que esse é um dos principais indicadores do agravamento da pandemia no estado.
O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, chegou a dizer que em todas as cidades estavam “prestes ao colapso total da área de saúde pública” e que a pandemia é a “pior tragédia sanitária e hospitalar da história do Brasil e que tem uma repetição muito grande em Mato Grosso do Sul”.