Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
04 de OUTUBRO de 2020 | Fonte: Agência Brasil

Hoje é dia: luta contra violência à mulher é destaque da semana

Data que lembra luta contra violência à mulher faz 40 anos. Eventos da semana têm também Patativa do Assaré, Janis Joplin, e John Lennon.
Foto: Arquivo/Fernando Frazão/Agência Brasil

A semana entre os dias 4 e 10 de outubro está recheada de datas comemorativas como o nascimento e morte de celebridades da música internacional e eventos que enfatizam os direitos e deveres humanos. No sábado (10/10/20), é o Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher.

 

A data relembra o histórico 10 de outubro de 1980, quando manifestantes se reuniram nas escadarias do Teatro Municipal de São Paulo em protesto contra o então índice crescente de crimes contra mulheres em todo o Brasil. Passados 40 anos, dados mostram que o feminicídio e a violência doméstica aumentaram durante o período da pandemia. Em setembro de 2020, o programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, entrevistou mulheres que conseguiram romper o ciclo da violência doméstica e criaram projetos para ajudar outras vítimas a fazerem o mesmo.

 

Nste primeiro domingo de outubro (04), semana posterior à lei que aumenta a pena por maus-tratos a cães e gatos, festeja-se o Dia Mundial dos Animais. Em 2015, a EBC produziu um especial sobre os animais ameaçados de extinção no Brasil por bioma. Neste mesmo domingo, completam-se 50 anos da morte de Janis Joplin, cantora, compositora e multi-instrumentista estadunidense. Dias depois, será o momento de celebrar o nascimento de John Lennon, cantor, compositor e ativista da paz britânico e co-fundador da banda The Beatles. Lennon faria 80 anos na sexta-feira (9) se não tivesse sido assassinado por um fanático em 1955.



Untitled Document
Últimas Notícias
Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 72 milhões
Invicto há sete jogos e em boa fase, Palmeiras volta a Barueri para duelo com o Inter
Untitled Document