Untitled Document
SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
01 de SETEMBRO de 2020 | Fonte: Correio do Estado

Setembro tem previsão de estiagem e chuvas só na segunda quinzena

Média pluviométrica deve ficar abaixo da média histórica assim como em agosto.

O clima seco, predominante no inverno de Mato Grosso Sul, deve adentrar o mês de setembro e continuar pelo menos por mais 20 dias, de acordo com o estudo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec).

 

Agosto foi marcado por altas temperaturas e sequidão extrema, com uma frente fria que trouxe umidade espremida na terceira semana do mês.

 

Semelhante ao que já passou, a umidade deve voltar apenas na terceira ou quarta semanas de setembro, porém, sem frio.

 

É neste período que estão previstas as chuvas no estado. Segundo o Cemtec, até o dia 16 de setembro não há previsão alguma de chuvas para Mato Grosso do Sul. Após isso a umidade deve aumentar gradativamente.

 

Então, a tendência atual deve seguir por alguns dias. Nesta segunda-feira, 31, seis cidades de MS apareceram no ranking de menor umidade do país. Medido diariamente pelo Inmet, Campo Grande aparece na 6ª posição, com marcação em 12%.

 

As regiões sul e sudoeste devem ser as mais privilegiadas, com precipitação acima da média para o mês, aponta o estudo. O acumulado para as regiões deve ficar na casa dos 160 milímetros.

 

No restante do estado, devemos ter mais um mês em que as chuvas devem permanecer abaixo da média histórica, atingindo marca máxima de 45 mm.

 

A massa de ar quente responsável pelo tempo seco, facilitadora das queimadas no Pantanal, deve se dissipar aos poucos com a chegada da primavera.

 

Outro problema comum nesta época são as altas temperaturas no estado. As máximas médias devem seguir em patamares desconfortáveis e ficar em torno de 36 °C para o estado e em 38 °C para a região pantaneira durante o mês de setembro.

 

No ranking do Inmet das cidades mais quentes nas últimas 24h, MS tinha apenas Água Clara como representante. O município aprece em 16º com temperatura máxima medida de 39,3 °C.



Untitled Document
Últimas Notícias
Gerências da Prefeitura de Naviraí iniciam mudança para o antigo Paço Municipal
Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria
Com Semana Santa, negócios de alimentação aumentam opções de pratos com pescado
Untitled Document