Untitled Document
SEGUNDA FEIRA, 28 DE SETEMBRO DE 2020
14 de MAIO de 2020 | Fonte: Secretaria de Estado de Saúde (SES)

COVID-19: Guia Lopes amplia barreira para evitar a circulação de pessoas

Município vai monitorar todos os cidadãos que entrarem na cidade.
Foto: Divulgação

A Barreira Sanitária de Guia Lopes da Laguna vai contar com reforço de efetivo depois que o município registrou aumento de 46 casos confirmados para a Covid-19. O município vai oferecer toda a estrutura para a ampliação do local e o Governo do Estado, por meio das secretarias de Estado de Justiça e Segurança Pública e da Saúde, dará suporte às ações de controle de entrada de pessoas na cidade. A ampliação na fiscalização começa nesta sexta-feira (15/05).

 

Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a situação em Guia Lopes da Laguna é motivo de preocupação diante do avanço sequencial dos casos de coronavírus no município. “Sendo assim, as medidas de contenção são emergenciais e oportunas. As barreiras sanitárias exercem um papel fundamental, porém, para efetividade tanto desta como de todas as ações do Governo do Estado e do município é necessária a conscientização da população, que deve fazer sua parte e seguir com isolamento social e com os protocolos sanitários”.

 

Segundo o presidente da Comissão de Controle Sanitário de Mato Grosso do Sul (CCS/MS), coronel do Corpo de Bombeiros Militar Hugo Djan, a ação integrada entre a Sejusp e a SES, somado ao apoio da Prefeitura Municipal de Guia Lopes da Laguna, vêm responder de forma imediata a essa questão de pandemia. “Vamos atuar montando um posto de controle e monitoramento na entrada da cidade, que busca fazer a verificação da entrada de pessoas no município e o acompanhamento. Pedimos para que a população fique tranquila e o mais importe, fique em casa”.   

 

A ampliação da Barreira Sanitária de Guia Lopes da Laguna será no posto da Iagro, ao lado da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A Iagro, que integra as 17 barreiras sanitárias criadas pelo Governo do Estado, vai contar inicialmente com o apoio de efetivo da Polícia Civil, Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do município.

 

A prefeitura de Guia Lopes da Laguna será responsável pela ampliação do local, como a instalação de tendas, garantir suprimentos para aquisição de insumos e alimentação, além de Equipamento de Proteção Individual (EPIs) para as equipes. O Governo do Estado, por meio da SES, também repassou no início da semana, para ajudar de forma emergencial, os seguintes equipamentos: um ventilador portátil; 300 máscaras FFP2; cinco mil máscaras triplas; 500 aventais descartáveis tamanhos M e G; 3.300 unidades de luvas tamanhos P, M e G; mil toucas descartáveis; 100 protetores faciais; 60 óculos de proteção; três fardos de álcool líquido; 200 unidades de álcool em gel; e 100 macacões impermeáveis descartáveis.

 

Durante reunião realizada na quarta-feira (13/05) com equipes das secretarias, o prefeito Jair Scapini agradeceu o apoio oferecido pelo Governo do Estado. “Estou agradecendo pela presença. Temos uma pandemia aqui, dizer que estou muito preocupado e que a população está doente. Minha administração está à disposição e vamos fazer de tudo para salvar a nossa população”.

 

O Boletim sobre a taxa de isolamento informa que o município está entre as cidades que apresentam melhor índice isolamento positivo, o registro é de 51,5%.  As barreiras sanitárias foram implantadas no dia 30 de março no aeroporto da Capital e a partir de 1º de abril nas rodovias.



Untitled Document
Últimas Notícias
MS tem 12 municípios com as maiores temperaturas do Brasil
Senac atendeu 280 empresas com consultorias gratuitas em MS
Semana será de tempo firme e temperaturas elevadas em Mato Grosso do Sul
Untitled Document