Para auxiliar no combate ao coronavírus, o Governo de MS, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), recebeu, nesta quinta-feira (23/04), mais de 10.080 testes RT PCR, de biologia molecular, para diagnóstico da doença.
O material veio do Rio de Janeiro, graças à união de esforços entre a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), instituição vinculada ao Ministério da Saúde, e a Casa Militar do Governo do Estado, e chegou à Capital do Estado ainda na manhã desta quinta. A agilidade na entrega é o diferencial na estratégia para conter a doença, como avalia o diretor do Lacen (Laboratório Central), Luiz Henrique Ferraz Demarchi: “A quantidade atenderá a população do Estado e garantirá a entrega dos resultados em tempo oportuno”.
Segundo Demarchi, a média diária de diagnóstico no Lacen oscila entre 50 e 70 testes por dia para o Covid-19. “Até o momento já fizemos 2 mil testes para o coronavírus”, afirmou o diretor que participou da entrega.
O tenente-coronel Adalberto Ortale Junior participou a ação e explicou a logística que contou com o trabalho de mais quatro oficiais da Casa Militar. “O cuidado que a gente tem é manter o material dentro da aeronave devido a temperatura externa, muito baixa, por isso não usamos os bagageiros”.
Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a chegada desses testes proporcionará resultados positivos no controle da doença.
“Representa um alívio, ainda mais diante do aumento dos atendimentos nos drives-thru que na próxima semana também contemplará Três Lagoas e Dourados, uma iniciativa pioneira do nosso Estado”.
Demarchi atesta a importância e a qualidade do material recebido pelo Governo Federal. “São testes que conseguem diagnosticar a doença nos primeiros sete dias”.