Untitled Document
SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
25 de DEZEMBRO de 2019 | Fonte: Secretaria de Estado de Educação (SED)

Pré-matrícula nas escolas estaduais termina no dia 31

Lista com primeira designação deve ser divulgada em janeiro.
Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS) segue as pré-matrículas abertas para o ano de 2020. A primeira etapa vai até 31 de dezembro e deve ser feita no portal Matrícula Digital.

 

Para quem já é aluno da Rede Estadual de Ensino (REE), o prazo para confirmação terminou dia 13. A lista da primeira designação será divulgada em 5 de janeiro de 2020, com o período de confirmação de 6 a 10 de janeiro.

 

No ano que vem, 13 unidades da Rede Estadual de Ensino (REE) deve entrar ainda no programa Escola da Autoria, ofertando o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI)  Hoje com 33 unidades, o EMTI saltará para 46 escolas no início de 2020. São 22 municípios – alguns com mais de uma escola. São eles: Aquidauana, Amambai, Anastácio, Bela Vista, Caarapó, Camapuã, Campo Grande (14), Cassilândia, Corumbá, Coxim, Dourados (3), Jardim, Maracaju, Miranda, Naviraí (2), Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã (2), Ribas do Rio Pardo, Sidrolândia e Três Lagoas (2).

 

Uma das novidades para o próximo ano são as duas escolas cívico-militares, integrantes de um programa do governo federal. Conforme noticiou o Correio do Estado ao longo de novembro, a Escola Estadual Marçal de Souza Tupã-Y, no Jardim Los Angeles, região sul de Campo Grande, receberá a Polícia Militar (PM). Já a Escola Estadual Alberto Elpídio Ferreira Dias, no Jardim Anache, no norte da Capital, terá apoio do Corpo de Bombeiros (CBMMS).

 

Em caso de dúvidas, basta ligar na Central de Matrículas, através do telefone 0800-647-0028.

 

PECIM

Anunciado no dia 5 de setembro, o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), do Ministério da Educação (MEC), deve implementar as mudanças em 216 colégios até 2023, começando com 54 em 2020. O modelo será levado, preferencialmente, para regiões que apresentam situações de vulnerabilidade social e baixos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

 

No último dia para estados e interessados se inscreverem no programa, o governo do estado anunciou a indicação das duas escolas de Campo Grande para o Pecim. A SED realizou uma consulta pública nos dois bairros, tendo 93% de aprovação no Anache e quase 80% nos Los Angeles.

 

A gestão das escolas ficará a cargo da SED, diferente de uma instituição militar. “Em um colégio militar, o mantenedor, aquele que paga as despesas, é a instituição militar, como o Exército. Nessas escolas, a SED assumirá esse papel. A direção, a coordenação e os professores serão profissionais da educação”, explicou o superintendente de Políticas Educacionais da SED, Hélio Daher.

 

As disciplinas do currículo comum, como Língua Portuguesa e Matemática, serão mantidas e ministradas por professores civis. Os militares vão contribuir em outras atividades. “Estamos discutindo como será o regimento e o projeto político-pedagógico dessas escolas. Não vai ter supressão de matérias, apenas adição”, disse Daher. A escola do Jardim Anache funcionará em tempo integral. Já a unidade do Los Angeles funcionará apenas nos turnos matutino e vespertino.



Untitled Document
Últimas Notícias
Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 72 milhões
Invicto há sete jogos e em boa fase, Palmeiras volta a Barueri para duelo com o Inter
Untitled Document