Untitled Document
SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
17 de DEZEMBRO de 2019 | Fonte: Ascom/IFMS

IFMS amplia em 200 vagas oferta em cursos técnicos

Prazo para inscrição também foi estendido e agora vai até 17 de janeiro. Cursos são ofertados de maneira presencial e a distância.

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) aumentou as vagas ofertadas na seleção para os cursos técnicos subsequentes, realizados de maneira presencial e a distância por meio do edital nº 071/2019. Com a publicação da retificação, agora 200 vagas a mais são oferecidas no processo seletivo. 

 

Assim, os cursos técnicos em Administração e Manutenção e Suporte em Informática passam a ser ofertados em quatro novos municípios: Figueirão, Pedro Gomes, Rio Negro e Sonora. As atividades preveem encontros presenciais nos polos de ensino. 

 

Outras 280 vagas são disponibilizadas no processo seletivo. O curso de Administração também é ofertado a distância em Itaporã, Fátima do Sul e Vicentina. As outras opções são presenciais em Naviraí (Agricultura e Informática para Internet), Nova Andradina (Zootecnia) e Ponta Porã (Agricultura).  

 

O prazo para inscrição também foi estendido e agora vai até 17 de janeiro. O interessado deve utilizar a Página do Candidato. Aqueles que não tiverem acesso à internet podem procurar as unidades do IFMS nos locais e horários indicados no edital de retificação. 

 

Podem participar candidatos que tenham ensino médio completo.  

 

Proeja

Outra seleção aberta oferece 200 vagas para cursos técnicos integrados ao ensino médio na Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Para concorrer é preciso ter pelo menos 18 anos e ensino fundamental completo, de acordo com o edital nº 072/2019. 

 

No ensino integrado, o estudante cursa as disciplinas do ensino médio de forma articulada às da área técnica. As opções são Administração (Dourados e Três Lagoas) e Manutenção e Suporte em Informática (Corumbá e Naviraí). Todos são presenciais. 

 

As inscrições também acontecem na Página do Candidato e vão até 13 de janeiro. Os interessados deverão ainda participar de uma reunião presencial para confirmação de interesse, marcada para 24 de janeiro, no campus onde a vaga é ofertada. 

 

Cotas

No ato da inscrição, o candidato pode optar por ser beneficiário das Ações Afirmativas (cotas). Podem concorrer como cotistas aqueles que cursaram todo o ensino fundamental (Proeja) ou todo o ensino médio (cursos técnicos subsequentes) na rede pública. 

 

Metade das vagas ofertadas é reservada aos cotistas. Desse total, há reserva de vagas aos que comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas, e a pessoas com deficiência. 

 

Seleção

Será feita por sorteio eletrônico, no dia 27 de janeiro, em Campo Grande. A previsão é de que o resultado preliminar seja divulgado no dia seguinte. 

 

A classificação final e a primeira chamada serão publicadas no dia 31 do mesmo mês, com matrículas em 3 e 4 de fevereiro. Dúvidas podem ser encaminhadas para o correio eletrônico processoseletivo@ifms.edu.br.



Untitled Document
Últimas Notícias
Gerências da Prefeitura de Naviraí iniciam mudança para o antigo Paço Municipal
Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria
Com Semana Santa, negócios de alimentação aumentam opções de pratos com pescado
Untitled Document