O ministro da Educação, Abraham Weintraub, deu posse, na manhã desta quinta-feira, 5, à primeira mulher eleita para o cargo de reitora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Elaine Cassiano. A cerimônia foi realizada em Brasília (DF), na sala de atos do Ministério da Educação (MEC).
Na cerimônia, Weintraub ressaltou que a reitora tem a missão de manter a qualidade da oferta de cursos na instituição. “O IFMS está muito bem, é um dos melhores do Brasil. Bem avaliado, bem ranqueado, a sociedade gosta dele. Mato Grosso do Sul gosta do seu Instituto e a senhora tem o desafio de ir além”, afirmou.
A reitora, eleita para o mandato de quatro anos, agradeceu o apoio da comunidade do IFMS e se comprometeu a fazer uma gestão eficiente, mas com um olhar voltado para as necessidades de estudantes e servidores.
“Agradeço a todos os servidores e estudantes que, democraticamente, elegeram a primeira mulher para a reitoria na história da instituição. Agradeço ao colega Luiz Simão pelo trabalho realizado até o momento. E agradeço a nossa bancada de deputados e senadores que sempre apoiou o IFMS e, que agora, nessa nova gestão, renova o apoio em busca de uma administração humana e comprometida”, ressaltou.
Na posse, Elaine Cassiano destacou conquistas do IFMS ao longo de dez anos. “Mais de 1.100 projetos de pesquisa, 7.500 estudantes formados ao longo de uma década. Quero me comprometer a ampliar esse número”.
Além do ex-reitor do IFMS, Luiz Simão Staszczak, também participaram da cerimônia de posse o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Ariosto Antunes, o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), o reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Marcelo Turine e o vice-reitor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Luciano Oliveira Geisenhoff.
A transmissão do cargo de reitor será na próxima quinta-feira, 12, às 9 horas, no auditório da Delegacia da Receita Federal, em Campo Grande. Na ocasião, serão apresentados os pró-reitores da nova gestão e empossados os diretores-gerais dos dez campi da instituição, também eleitos por estudantes e servidores.
Elaine Cassiano é o quarto nome a ocupar a reitoria no IFMS. Foi precedida por Luiz Simão Staszczak, primeiro reitor eleito pela comunidade, Maria Neusa de Lima Pereira, nomeada reitora pro tempore pelo MEC e por Marcus Aurélius Stier Serpe, responsável pelo processo de implantação da instituição.
Eleições - Elaine Cassiano foi eleita com 29,07% dos votos de estudantes, professores e técnicos-administrativos. A docente de Administração do Campus Campo Grande concorreu ao cargo com o então reitor Luiz Simão Staszczak, que obteve 27,35% dos votos, e com o professor Jiyan Yari, também da capital, que recebeu 9,28% dos votos.
A eleição para os cargos de reitor e diretor-geral de campus do IFMS foi realizada no dia 9 de outubro, nos dez campi e reitoria. Participaram da votação 44,20% dos 9.374 mil eleitores aptos a votar. A abstenção foi de 55,80%. O pleito registrou, ainda, 3,53% de votos brancos e nulos.
Currículo - Com experiência em planejamento estratégico e graduada em Administração, Elaine Cassiano é especialista em Gestão de Pessoas e Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica, além de mestre em Gestão Agroindustrial pela Uniderp e doutora em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).
Docente do IFMS desde 2012, ministrou as disciplinas Sistemas Integrados de Gestão, Empreendedorismo e Metodologia da Pesquisa Científica. Na gestão, foi diretora do Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (Cread), pró-reitora de Ensino e Pós-Graduação e diretora da Educação Superior.
IFMS - Criado em 2008, formou mais de 7,5 mil estudantes em cursos técnicos de nível médio, graduação, pós-graduação, qualificação profissional e educação a distância. Atualmente, tem mais de 15,3 mil matriculados em dez campi.
A oferta de cursos tem foco nos arranjos produtivos locais e abrangem as áreas de recursos naturais, infraestrutura, informação e comunicação, produção alimentícia, controle e processos industriais e gestão de negócios.
Na área da pesquisa, são mais de 1.100 projetos desenvolvidos desde 2012, apresentados em feiras locais, nacionais e internacionais, com cerca de 300 prêmios conquistados, inclusive na maior feira científica de nível médio do mundo, realizada anualmente nos Estados Unidos.
A série histórica de investimentos do IFMS mostra que, entre 2010 e julho de 2019, quando foi encerrado o último ciclo da iniciação científica, foram investidos R$ 3.564.927,39 em projetos de pesquisa.
Para 2020, a reitora Elaine Cassiano irá gerir um orçamento previsto em R$ 210 milhões, que inclui despesas com pagamento de pessoal, capacitação de servidores, custeio, investimento e assistência estudantil. (*** Com informações da Assessoria de Comunicação do MEC)