Untitled Document
TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
29 de NOVEMBRO de 2019 | Fonte: Correio do Estado

Expectativa de vida do sul-mato-grossense sobe para 76,1 anos

Mulheres vivem, em média, 7,1 anos a mais do que homens no Estado
Sul-mato-grossenses tem expectativa de viver até 76,1 anos (Foto: Valdenir Rezende)

Expectativa de vida de uma pessoa que nasceu em Mato Grosso do Sul no ano passado é de 76,1 anos, aumento de cinco meses em relação a expectativa do ano anterior, que era de 75,8 anos. Dados são da Tábua Completa de Mortalidade para o Brasil de 2018, divulgado ontem (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

A pesquisa apresenta as expectativas de vida às idades exatas até os 80 anos e são usadas como um dos parâmetros para determinar o fator previdenciário, no cálculo das aposentadorias do Regime Geral de Previdência Social.

 

Conforme a tábua, mulheres vivem em média 7,1 anos a mais do que homens no Estado, com esperança de vida até os 79,7 anos, enquanto para pessoas do sexo masculino a expectativa é de vida até os 72,6 anos.

 

Em 2017, pesquisa apontou que homens viviam, em média, até os 72,6 anos e as mulheres 79,5, o que indica que de um ano para outro, ambos tiveram aumento de dois meses na expectativa de vida.

 

Conforme o IBGE, a mortalidade masculina é sempre superior à feminina. Segundo o Instituto, a maior incidência dos óbitos por causas externas ou não naturais, que incluem os homicídios, suicídios, acidentes de trânsito, afogamentos, quedas acidentais, entre outros,atingem com maior intensidade a população masculina e pode explicar a diferença.

 

Estado aparece na 10ª colocação entre os estados com maior expectativa de vida do País, mas também fica atrás da média nacional, que é de 76,3 anos.

 

A probabilidade de um recém-nascido não completar o primeiro ano de vida, também conhecida como a taxa de mortalidade infantil, era de 13,2 óbitos para cada 1 mil habitantes. A taxa caiu ligeiramente em relação ao ano anterior, quando a cada mil habitantes, 13,6 não chegavam a completar um ano.

 

Considerando a expectativa dos idosos, que são definidas as pessoas com idade a partir de 65 anos, projeção aponta que, quando alcançam esta idade, os sul-mato-grossenses vivem, em média, mais 18,6 anos, chegando até 83,6 anos.

 

Nesta estimativa, mulheres vivem 4,3 anos a mais do que pessoas do sexo masculino, com expectativa de alcançar até 85,2 anos, enquanto os homens tem expectativa de chegar aos 81,9 anos.



Untitled Document
Últimas Notícias
Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 72 milhões
Invicto há sete jogos e em boa fase, Palmeiras volta a Barueri para duelo com o Inter
Untitled Document