Untitled Document
SÁBADO, 24 DE AGOSTO DE 2019
16 de ABRIL de 2019 | Fonte: G1

Ministro cogita fusão entre ICMBio e Ibama

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, durante audiência no Senado — Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Um dia após a demissão do presidente do ICMBio, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, voltou a cogitar a fusão do órgão com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama).

A ideia havia sido estudada em dezembro, durante o governo de transição, mas descartada após críticas de ambientalistas.

Procurado pelo blog, Salles confirmou que voltou a cogitar a ideia da fusão entre ICMBio e Ibama, “tendo em vista a reiterada experiência de destruição encontrada em vistorias” que fez pelo país, nos últimos dias.

“Gestão zero, viaturas quebradas, prédios abandonados”, disse o ministro ao blog.

Ibama e ICMBio são órgãos vinculados ao ministério do Ambiente e dividem o trabalho de fiscalização e preservação do meio ambiente.

O ICMBio gerencia unidades de conservação federal, enquanto o Ibama tem como principal atribuição o licenciamento de obras.

Durante a discussão sobre a unificação dos órgãos em dezembro, integrantes do governo de transição alegavam que havia sobreposição de tarefas, o que é rechaçado por ambientalistas.

Salles voltou a estudar o assunto um dia após Adalberto Eberhard pedir, no último domingo (14), demissão da presidência do ICMBio. A exoneração a pedido do presidente do instituto foi publicada na edição desta terça (16) do "Diário Oficial da União".

Segundo o jornal "O Globo", Eberhard era contrário à fusão entre o ICMBio e o Ibama.

O ministro do Meio Ambiente é acusado de ameaçar investigar agentes do órgão, o que ele nega. Salles disse que ainda não definiu o substituto de Eberhard, mas que busca um nome “competente e firme”.



Untitled Document
Últimas Notícias
Carretas carregadas com arroz são apreendidas com 5 toneladas de maconha em MS
Ministério da Justiça autoriza uso da Força Nacional em cinco estados
Reinaldo Azambuja recebe homenagem e destaca importância do Poder Legislativo
Untitled Document