Untitled Document
SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2019
22 de MARÇO de 2019 | Fonte: Ascom/IFMS

FMS apoia evento científico sobre atividade física e saúde

Estudantes do ensino fundamental II, ensino médio e educação profissional podem submeter trabalhos para a Feira de Ciência e Tecnologia para Atividade Física e Saúde, que será realizada em outubro, na cidade de Bonito.

Está aberto o prazo para submissão de trabalhos na Feira de Ciência e Tecnologia para Atividade Física e Saúde (FECINTAFS), que será realizada nos dias 23 e 24 de outubro, no Centro de Convenções de Bonito. O evento visa contribuir para o desenvolvimento e disseminação da pesquisa científica e tecnológica e fomentar a inovação, e conta com o apoio do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

 

Podem inscrever trabalhos estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, do ensino médio e da educação profissional de nível técnico das redes pública e privada.

 

A submissão é gratuita e deve ser feita pela página da FECINTAFS até 15 de setembro.

 

Os temas (áreas) aceitos

Ciências Biológicas: relações com a atividade física e saúde;

Ciências Humanas e Sociais: relações com a atividade física e saúde;

Ciências Exatas e da Terra: relações com a atividade física e saúde;

Tecnologias e inovação em atividade física e saúde.

 

Os trabalhos devem ser submetidos pela área interna do usuário na página da Feira, por meio de formulário eletrônico. As normas de submissão e critérios também estão disponibilizados no site.

 

“É muito importante a participação dos estudantes do IFMS e também de alunos de escolas de Bonito e região. A expectativa é deixar um legado para a cidade”, ressaltou o presidente da FECINTAFS, Fabrício Ravagnani, professor de Educação Física do Campus Campo Grande do Instituto.

 

Os resultados parcial e final devem ser divulgados nos dias 29 de setembro e 15 de outubro, respectivamente.

 

A Feira

É um evento inédito na área, no qual estudantes terão a oportunidade de apresentar o resultado dos projetos de pesquisa e de experiências inovadoras na atividade física.

 

O apoio do IFMS à Feira é feito via Pró-Reitoria de Extensão (Proex), por meio do edital nº 072/2018, que viabilizou auxílio financeiro para a realização de eventos de caráter extensionista.

 

A FECINTAFS integra a programação do XII Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde (CBAFS), promovido pela Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde. O tema deste ano é “Semeando a atividade física para o futuro” e contará com palestrantes nacionais e internacionais, discutindo assuntos específicos em workshops, palestras, conferências e mesas-redondas.

 

O evento será realizado de 23 a 26 de outubro, também no Centro de Convenções de Bonito. A previsão é que a abertura conte com a palestra “Há espaço para a atividade física no futuro tecnológico?”, ministrada pelo médico Igor Fiorese Vieira e pelo professor da Universidade de Wollongong, Austrália, Tony Okely.

 

O Congresso tem o objetivo de discutir ações e perspectivas futuras para o desenvolvimento da atividade física enquanto componente fundamental para promoção da saúde, além de fomentar a interlocução entre a Educação Básica e o Ensino Superior, fomentando futuros pesquisadores e ativistas no campo da atividade física e saúde.

 

O público-alvo é formado por profissionais de educação física, de saúde, do sistema S, gestores de serviços públicos de saúde, educação e lazer, professores, estudantes, entre outros.

 

“O grande diferencial do evento é reunir os estudantes do ensino fundamental II e médio, participantes da Feira, com os de graduação e pós-graduação, que participarão do Congresso, além de ampliar a visão dos pesquisadores sobre esse modelo de feira dos dias de hoje, quando a pesquisa é desenvolvida desde a escola”, apontou Fabrício.

 

Mais informações estão disponíveis na página do evento. Em caso de dúvidas, o contato pode ser feito pelo telefone (67) 3301-8915 ou pelo e-mail contato@cbafs.com.br.



Untitled Document
Últimas Notícias
Ex-presidente do Peru, Alan García se suicida após receber ordem de prisão no caso Odebrecht
Quadrilha usava avião para traficar cocaína de MS para SP
Cursos em diversas áreas são opções de qualificação no Senac de Naviraí
Untitled Document